Colapso na saúde

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 10/04/2021
Horário 03:39

Com o grande número de internações por Covid-19 na região, medicamentos, como sedativos para intubar pacientes graves, já estão em falta na rede pública de saúde. A Santa Casa de Paraguaçu Paulista, que já sofre com o desabastecimento, prevê o fim do estoque em até 15 dias.

DIFICULDADE PARA PEDIDOS
Empresas responsáveis pelo abastecimento não estão nem aceitando pedidos de compras de medicamentos por não terem previsão de entrega, já que os laboratórios que fabricam os remédios não estão suprindo a demanda. 

VACINAÇÃO DOS DOCENTES
Abaixo da expectativa necessária, para a próxima segunda-feira, dia 12, o governo estadual confirmou a entrega de apenas 400 doses de vacina para imunização dos profissionais da educação de Paraguaçu Paulista. 

REDE PÚBLICA E PRIVADA 
Rede pública e privada do município, que inclui professores da educação básica, secretários de escola, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, diretores, vice-diretores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores, estão na conta do governo do Estado para a primeira fase da vacinação dos profissionais da educação.

CADASTRO NECESSÁRIO
Para receber a vacina, profissionais da educação com, no mínimo, 47 anos devem fazer o cadastro no site: www.vacinaja.sp.gov.br/educacao.

DESTINAÇÃO DAS VACINAS
O 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior informou que iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus para profissionais de segurança pública, dos 13 municípios que compõem o batalhão. 

BAIXA DO EFETIVO 
A imunização dos policiais e agentes de segurança é fundamental para que não haja a baixa do efetivo.  O mesmo ocorre com Guardas Municipais e Policiais Militares de Rancharia, que estão recebendo a primeira dose. A vacinação ocorre em Presidente Prudente, no 18º Batalhão da PM.

“VACINÔMETRO”
Rancharia vacinou 12% da população. Foram 4.888 doses aplicadas até a última atualização. Sendo 3.630 da primeira dose e 1.258 pessoas já imunizadas com a segunda dose.

LANÇAMENTO DE LIVRO
Uma lenda urbana contada na infância. Essa foi a inspiração para "A Carroça de Fogo", da professora Emilina Tasso. A profissional é conhecida em Rancharia por seu trabalho no "Projeto Sala de Leitura". Leitora e apaixonada pelo mundo da imaginação desde criança, Tasso resolveu tirar da gaveta uma história infantil que tinha guardada há mais de 10 anos.

SOLIDARIEDADE 
No último sábado, a jornalista Lu Braga comemorou seu aniversário de uma forma diferente. Ela realizou uma carreata solidária em prol do Hospital de Paraguaçu Paulista e arrecadou mais de uma tonelada de doações.

ROUPA ECOLÓGICA
Paraguaçuense, Ana Paula Toneli lança marca de roupa ecológica. O objetivo é conscientizar quanto a relação da moda e meio ambiente através de conteúdos e informações.

MISSÃO COLABORATIVA
Nos bastidores, todo trabalho é feito no coletivo: desde o desenho que vai se tornar estampa até o detalhe ecológico nas etiquetas. "Vestir-se de Caroá é navegar pelo Brasil, perceber o amor nos detalhes e ser consciente. É ser feliz ao lembrar que você é o que você veste”.

REATIVAÇÃO NA GUARDA MUNICIPAL
O prefeito de Rancharia, Marcos Slobodticov (DEM), e o comandante da guarda reativaram a ouvidoria e a corregedoria da GM. 

AUTONOMIA NAS APURAÇÕES 
De acordo com o secretário de Administração, Fred Reule, os órgãos foram criados em 2016, mas haviam sido desativados nos últimos anos. “Além de ser um passo para regulamentação e regularização da Guarda Municipal, a corregedoria também traz autonomia nas apurações de condutas e faltas disciplinares dentro da corporação”.

Publicidade

Veja também