Colégio promove ação alusiva ao Dia de Bandas e Fanfarras no centro

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 27/03/2016
Horário 09:11
 

Em alusão ao Dia Nacional de Bandas e Fanfarras, celebrado hoje, a Banda Marcial do Colégio Cristo Rei realizou ontem uma intervenção artística no calçadão da Rua Nicolau Maffei e Praça Nove de Julho, no centro de Presidente Prudente. O evento ocorreu por volta das 11h, com a partida da banda na Praça das Bandeiras e desfile pelo calçadão até o Teatro de Arena da Nove de Julho, onde foi concluída a apresentação.

Jornal O Imparcial Banda Marcial do Colégio Cristo Rei partiu da Praça das Bandeiras e desfilou pelo calçadão

Segundo o maestro da banda marcial, Reginaldo Henrique, esta ação faz parte de uma mobilização de bandas e fanfarras que ocorreu em todo o país. "O objetivo é chamar a atenção das autoridades sobre a importância destas bandas na formação do cidadão para a sociedade. Esta cultura vem se perdendo ao longo dos anos, e a gente tem tentado resgatar este trabalho", comenta.

A banda marcial foi forte na temporada da ditadura militar, entre os anos de 1960 e 1980, "mas a partir da década de 1980, começou a perder força, e muitos grupos se desmancharam", acrescenta.

Em Prudente, o Colégio Cristo Rei é a única banda marcial aberta para a sociedade. A instituição é particular, mas a participação na banda é gratuita e aberta a toda a comunidade. A escola tem parceria também com entidades como a Casa da Criança e Lar São José.

A ação de ontem teve repercussão tão positiva, que as pessoas que caminhavam pelo calçadão passaram a seguir a marcha da banda. A balconista Lucimara de Souza, 50 anos, estava com seu filho de 4 anos pelo centro, quando notou o movimento e passou a segui-lo. "É bonito de ver e ouvir. Há muito tempo não via uma banda marcial. Meu filho nunca viu e está encantado", comenta.

O aposentado Sebastião Francisco Silva, 61 anos, também foi cumprir alguns compromissos no centro e parou para assistir a apresentação. "Isto é ótimo. Alegra o nosso dia. Deveríamos ter apresentações assim com mais frequência. Bandas marciais estão cada dia mais raras de serem encontradas", relata.
Publicidade

Veja também