Coletivo Binário apresenta “180 Dias de Inverno” em 3 sessões em Prudente

Além da peça, que será mostrada de amanhã a sexta-feira, grupo também fará ensaios abertos para estudantes e ministrará a Oficina Cena Digital; todas as atividades são gratuitas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 31/10/2023
Horário 08:10
Foto: Samuel Mendes
Relato poético e apaixonado acompanha um homem em sua batalha diária para salvar sua esposa
Relato poético e apaixonado acompanha um homem em sua batalha diária para salvar sua esposa

Inspirado em texto biográfico “Minha Fantasma”, escrito pelo pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor, Nuno Ramos, com dramaturgia de Antonio Hildebrando, e que coloca em cena os medos e as angústias de cuidar de alguém doente, o Coletivo Binário vem a Presidente Prudente para apresentar em três dias, de amanhã a sexta-feira, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, sempre às 20h, o espetáculo “180 Dias de Inverno”. Além da peça, o grupo também fará ensaios abertos para estudantes e ministrará a Oficina Cena Digital. Todas as atividades são gratuitas.

A peça que mistura diversas linguagens como dança, teatro, instalação e vídeo mapping para acompanhar a trajetória de um marido ao lado da esposa com depressão severa e seu eminente cansaço está em 12 anos em cartaz e já circulou por diversas cidades e festivais do Brasil, sendo vista por mais de 120 mil pessoas, como em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Sorocaba (SP), Piracicaba (SP), Itabira (SP), São José dos Campos (SP), entre outras. 

“Todos esses elementos ajudam a construir um relato íntimo desse percurso, para narrar o enfrentamento ao medo e às angústias da situação. Por outro lado, também vai mostrando o cansaço cada vez mais forte do personagem. As linguagens nos ajudam a trafegar entre a delicadeza poética e a crueza real dos fatos narrados por Nuno Ramos”, revela o diretor Nando Motta.

O projeto é realizado com os benefícios do edital ProAC 2022 - #02 Circulação - Projeto nº 02/2022-1654.1072.9956 - 180 Dias de Inverno em SP

Sinopse

Delicado e denso ao mesmo tempo, “180 Dias de Inverno” se vale de uma dramaturgia fragmentada e cronologia não linear para tratar de um tempo suspenso para os personagens, com seus pensamentos, dores, divagações e esperanças. Três artistas em cena, Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto, dão vida aos personagens Ele, Ela e o Outro (alter ego de Ele e Ela). 

O espetáculo narra os seis meses que Nuno Ramos passou cuidando de Sandra, sua esposa, uma mulher acometida por uma grave doença. O relato poético e apaixonado acompanha um homem em sua batalha diária para salvar sua esposa e a si mesmo desse inimigo invisível. O espetáculo traz referências de dança-teatro, vídeo-arte, instalação, música experimental, cinema (stop motion e desenho animado) e teatro pós-dramático para mostrar, de forma crua e ao mesmo tempo delicada, a iminência de um desastre na vida de um casal. 

Segundo o diretor, após 12 anos de circulação, a peça segue atual, propondo debates e olhares essenciais para a vida contemporânea. "Ele está mais forte do que nunca. Porque em um mundo cada vez mais excludente e controverso, precisamos sim falar de amor. A toda hora. Mas falar de um amor real, difícil, cansativo, perdido, mas que persiste, para estar sempre junto com quem se ama", destaca Nando Motta.

Composição do espaço

O cenário é composto por um grande espelho d’água com móveis semi-submersos e luminárias de teto inspirados pela frase “A beleza da iminência do desastre” e na instalação Maré Mobília, ambas de autoria de Nuno. “A imagem de um quarto afogado reforça a sensação latente de cansaço”, diz o diretor. Outra obra de Nuno que inspirou o cenário foi “Casa Inundada”, instalação em que o artista afunda, na lama, a casa em que passou sua infância.

Para a construção da trilha sonora, Barulhista capturou sons produzidos pelas falas, corpos e ações dos atores. “O resultado é uma trilha que dialoga diretamente com as cenas e com atores, dão mais vida e organicidade ao trabalho”, revela o diretor. 

Em relação às projeções, que permeiam a encenação, a ideia é lançar o público ainda mais perto da história e trazer possibilidades de interpretação para as cenas. Para isso, são utilizadas imagens do interior de uma casa, gravadas em stopmotion, e desenhos animados. O desenho de luz emprega uma delicada dinâmica de luz e sombra para destacar a dualidade entre os momentos de extrema intimidade do quarto do casal e a aridez de uma sala de espera de hospital.

Coletivo Binário

A companhia é um grupo de criação nascido da vontade de buscar um ambiente profícuo para a produção colaborativa e experimental nas artes cênicas. Através de uma ideia comum, o grupo se coloca em diálogo para que artistas de outras linguagens se aproximem e trabalhem com um objetivo único: criar. Um lugar em que “junto e misturado” seja um valor e uma premissa, não uma barreira. Um encontro de vários desejos e vozes criadoras trafegando livremente e passando a ser uma só. 

Fruto dessa inquietação, o grupo desenvolve desde 2011 uma pesquisa sobre "linguagens em trânsito no criar e fazer teatral" que resultou nos espetáculos “Rodolfo e a Crise", “180 Dias de Inverno”, "Do Lado Direito do Hemisfério” e “O que fazer com o resto das árvores?". Estes trabalhos já foram agraciados com mais de 10 prêmios e 20 indicações, tendo se apresentado em 18 festivais e 42 cidades do Brasil, para um público de mais de 300 mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO

Ensaio aberto para alunos de escolas públicas
Dia 1º de novembro, das 15h às 17h (fechado para escolas)

Oficina Cena Digital:
Dias: 2 e 3, das 10h às 13h
(Inscrições já podem ser feitas pelo site www.coletivobinario.com.br)
Professor: Nando Motta
Carga horária: 2 dias (3 horas por dia)
Vagas: 20 participantes
Público Alvo: Jovens e adultos, profissionais, professores e estudantes de teatro.  
OBS.: Material necessário para o aluno: roupas pretas ou brancas sem estampas, celular com câmera (se possível).

FICHA TÉCNICA
Diretor: Nando Motta
Dramaturgo: Antonio Hildebrando
Texto: Nuno Ramos (livremente adaptado do texto Minha Fantasma)
Elenco: Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto
Cenógrafos: Renato Bolelli e Beto Guilger
Cenotécnico: Nenê Pais
Figurinista: Paolo Mandatti
Trilha sonora original: Barulhista
Preparação corporal e coreografia original: Carla Normagna
Criação de luz: Bruno Cerezoli
Operação de vídeo projeções e som: Nando Motta
Vídeos/projeção: Hugo Drummond e Pedro Furtado
Fotos: Samuel Mendes
Vídeo Registro: La Caffetteria Produções (Ronaldo Jannotti)
Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes
Designer e coordenação de redes sociais: NM Design
Produtora Executiva: Sorella Produções e Coletivo Binário
Coordenação de projeto e produção: Nando Motta
Gestão financeira e de projeto: Larissa Biasolli e Cristiane Taguchi
Produção: Sorella Produções e Coletivo Binário
Apoio Cultural: Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas

SERVIÇO
“180 Dias de Inverno”
Duração: 60 min. | Classificação: 14 anos | Gênero: Drama contemporâneo
Dias: 1º, 2 e 3 de novembro, às 20h
Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes, Presidente Prudente

Ingressos: Gratuito retirados on-line no site: www.coletivobinario.com.br ou 30 minutos antes de cada apresentação. Sujeito à lotação do espaço
Capacidade: 500 lugares
Mais informações: www.coletivobinario.com.br ou (18) 3907-7373 (teatro)


 

 

Publicidade

Veja também