Colheita de mandiocas surpreende família prudentina

Raízes de aproximadamente 22 kg foram colhidas em uma propriedade rural que fica perto de Coronel Goulart, e chamaram a atenção pelo peso e tamanho

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 07/07/2021
Horário 07:46
Foto: Cedida
Aposentado ainda guardou as ramas para replantar a mandioca
Aposentado ainda guardou as ramas para replantar a mandioca

“Levamos um susto [risos]”. Foi desta forma que o aposentado Antônio Rodrigues Tinta, 67 anos, morador do Jardim Jequitibá, em Presidente Prudente, descreveu a colheita de mandiocas em sua propriedade rural que fica perto de Coronel Goulart, distrito de Álvares Machado. Raízes de aproximadamente 22 kg (quilos) chamaram a atenção não somente pelo peso, mas pelo tamanho. 

“Não cheguei a medir, mas tinha em torno de 80 centímetros a 1 metro”, lembra o aposentado. Antônio conta que há algum tempo, a família plantou pés de mandioca e outros produtos em uma parte da chácara. No último sábado, ele esteve no local onde foi surpreendido com a produção.

“Tínhamos que tirar para passar a máquina, porque vamos fazer algo no terreno. Então, me deparei com essas mandiocas”, relata. No mesmo pé tinham três raízes, todas do mesmo tamanho.

“Pensei que pelo jeito elas não iriam nem cozinhar, mas tiramos, trouxemos para a casa e minha esposa descascou uma. Cozinhou em 20 minutos, chegou até a derreter”, lembra o aposentado. “Vimos que estava dando certo, e ainda guardamos outra no freezer e a terceira demos para nosso neto, que ainda dividiu para a família toda, que é grande”. 

Antônio afirma que em outras épocas chegou a colher mandioca no local, mas que eram ramas comuns. “Para nós foi uma surpresa, nos deparar com algo bruto assim. Como a terra é arenosa, ela fica com bastante espaço para crescer, então deve ter sido por isso. Acho que só não cresceu mais porque tem o muro ao lado”, explica o aposentado. 
Devido à “boa colheita”, o prudentino guardou as ramas para que possa replantar. “Tomara que venham outras do mesmo tamanho”, comemora o aposentado. 


Cedida - Raízes tinham aproximadamente 22 kg e em torno de 80 cm a 1 m

Publicidade

Veja também