Colisão de trator contra postes na área rural de Rancharia deixa 800 clientes sem energia

Impacto da batida causou rompimento de cabos condutores no final da tarde de quarta-feira; fornecimento foi gradualmente restabelecido após serviços de reparos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/05/2025
Horário 17:58
Foto: Energisa
Caso foi registrado no final da tarde de quarta-feira, na área rural de Rancharia
Caso foi registrado no final da tarde de quarta-feira, na área rural de Rancharia

Equipes da Energisa Sul-Sudeste foram acionadas, no final da tarde de quarta-feira, para reparar os danos à rede elétrica causados pela batida de um trator contra postes na área rural de Rancharia.

A ocorrência no sistema elétrico foi registrada às 17h18, com a interrupção no fornecimento de energia para 800 clientes do município. Imediatamente, as equipes da Energisa foram enviadas para a localidade, onde constataram que, com o impacto da batida, foram danificados dois postes e houve o rompimento de cabos condutores.

Enquanto os técnicos da companhia realizavam os reparos e substituição dos postes, com procedimentos no sistema elétrico, foi possível restabelecer a energia de forma gradativa para os clientes afetados.

Impacto e segurança

O coordenador do COI (Centro de Operações Integrado) da Energisa Sul-Sudeste, Maurício Arantes, destaca que, além do risco à vida, a proximidade de maquinários com a rede traz impacto também ao fornecimento de energia, quando esses colidem contra postes e cabos de aço que prendem as torres ao chão, provocando o rompimento de cabos de alta tensão e, consequentemente, a interrupção da energia para clientes nas áreas rurais e urbanas, incluindo residências, comércios, indústrias e até serviços essenciais.

“Mesmo sendo algo regulamentado pela legislação, infelizmente a distância da faixa de servidão nem sempre é obedecida por tratores, semeadoras, plantadoras, caminhões e outros implementos agrícolas, que acabam avançando a faixa de servidão”, afirma.

Por esse motivo, a Energisa tem reforçado as orientações e cuidados que precisam ser mantidos em todo o cronograma das atividades agrícolas. Entre as orientações, a concessionária reforça a importância da analisar previamente o distanciamento adequado da faixa. “Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, exceto em caso de princípio de incêndio. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que farão os procedimentos de socorro com segurança”, reforça.

Em caso de dúvidas, os canais de atendimento da Energisa são o site www.energisa.com.br; aplicativo Energisa On; Gisa/WhatsApp (18 99120-3365); e Call Center, pelo 0800 70 10 326.

Publicidade

Veja também