Colisão de veículo contra poste causa interrupção de energia na Vila Formosa e adjacências

Equipes trabalham desde as 12h desta sexta-feira para reparar danos do acidente, que ocorreu no cruzamento das ruas Pampulha e Marechal Candido Rondon

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/03/2022
Horário 16:50
Foto: Energisa
Impacto da batida causou interrupção de energia na Vila Formosa e imediações
Impacto da batida causou interrupção de energia na Vila Formosa e imediações

Equipes da Energisa Sul-Sudeste trabalham desde as 12h desta sexta-feira para reparar os danos à rede elétrica causados por uma colisão de veículo contra um poste no cruzamento das ruas Pampulha e Marechal Candido Rondon, na Vila Formosa, em Presidente Prudente.  

Com o impacto da batida, foram danificados um poste e cabos da rede elétrica, o que ocasionou a interrupção no fornecimento de energia para clientes dos bairros Vila Formosa, Jardim Bongiovani, Vila Barbeiro, Jardim dos Pioneiros, Parque Higienópolis, Jardim Rio 400, Cidade Universitária, Parque Residencial Damha 3, Jardim Alto da Boa Vista e Vila Liberdade.  

Técnicos da companhia fizeram o isolamento da área e, após manobras no sistema elétrico, a energia foi restabelecida de forma gradativa, sendo que 97% dos clientes afetados estão com o fornecimento de energia normalizado. As equipes continuam atuando no local, seguindo todos os protocolos técnicos e de segurança para substituir o poste e componentes da estrutura da rede que foram danificados, visando normalizar a energia para os demais clientes atingidos o mais rápido possível.  

Em ocorrências desse tipo, a Energisa realiza as manobras no sistema elétrico de maneira remota (sem a necessidade de deslocamento de equipes), com o intuito de minimizar os impactos e restabelecer a energia para o maior bloco de clientes. Nessas situações, alguns clientes acabam sendo impactados por mais tempo, pois o reparo ou mesmo a substituição do poste se faz necessário e esta é uma atividade de maior complexidade e, por isso, leva um tempo adicional para ser executada com segurança. 

“Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, porém, um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, detalha Tiago Luis Diorio Sanches, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.  

Dessa forma, a orientação da distribuidora é que, em casos de acidentes envolvendo postes, todos os ocupantes permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da Energisa, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança.  

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, não se pode descartar os riscos potencializados em uma colisão. 

Publicidade

Veja também