Com 16 clubes, formato da Série A3  para 2023 segue sem alterações

Divulgação foi feita ontem pela FPF, após Conselho Técnico, no Pavilhão do Estádio do Pacaembu; bola rola em 22 janeiro

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 03/11/2022
Horário 18:10
Foto: Arquivo/Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
Grêmio Prudente chega, por acesso, da Bêzinha
Grêmio Prudente chega, por acesso, da Bêzinha

A fórmula de disputa do Campeonato Paulista da Série A3 não sofrerá mudanças para 2023 e será a mesma da última temporada. A divulgação foi feita ontem pela FPF (Federação Paulista de Futebol) após Conselho Técnico, no Pavilhão do Estádio do Pacaembu, envolvendo os representantes de 15 equipes que participarão do certame em 2023. O mandatário do BEC (Bandeirante Esporte Clube) - clube de Birigui (SP) que passa por dificuldades financeiras - não participou da reunião e há a possibilidade que a equipe seja excluída do campeonato, que, em 2023, será disputado de 22 de janeiro a 14 de maio. 
A primeira fase da Terceira Divisão do Paulistão terá 15 rodadas em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Ao final da fase inicial, os dois últimos colocados caem para Bêzinha, já os oito melhores do turno classificatório rumam para a segunda fase do torneio, que será dividida em dois grupos com quatro clubes por chave e jogos de ida e volta, ou seja, seis rodadas para a definição da fase de grupos. 
Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em duelos de ida e de volta. Os vencedores das semis garantem vaga da Série A2 2024 e decidem o título da A3 2023 em um duelo de 180 minutos.  
O presidente do Grêmio Prudente, André Luis Garcia, esteve presente no Conselho Técnico ontem na capital paulista. Ele elogiou a reunião e criticou a forma como era organizada a estrutura da Bêzinha. “Foi muito boa. Toda a estrutura usada pela FPF, foi a mesma usada para a Série A1 e A2, então foi muito organizado e profissional. Nada a comparar com as reuniões que aconteciam da Segunda Divisão”, discorre o mandachuva do Gavião Carcará. “É uma divisão que [ainda] não disputamos, são outras regras. As equipes e seus representantes não são aqueles que estávamos mais habituados”, completa André Garcia. 
Grêmio Prudente e Itapirense chegam, por acesso, da Bêzinha. Red Bull Brasil e Grêmio Audax vêm, rebaixados, da A2. Posto isso, confira na tabela abaixo as 16 equipes que lutarão por uma vaga na Série A2 de 2024:

CLUBE

CIDADE

Grêmio Prudente

Presidente Prudente

Barretos Esporte Clube

Barretos

Birigui Esporte Clube*

Birigui

Capivariano Futebol Clube

Capivari

Desportivo Brasil

Porto Feliz

Esporte Clube São Bernardo

São Bernardo do Campo

Sociedade Esportive Itapirense

Itapira

Marília Atlético Clube

Marília

Sociedade Esportiva Matonense

Matão

Grêmio Osasco Audax

Osasco

Rio Preto Esporte Clube

São José do Rio Preto

Red Bull Brasil

Bragança Paulista

Sertãozinho Futebol Clube

Sertãozinho

São José Esporte Clube

São José dos Campos

União Suzano Atlético Clube

Suzano

Clube Atlético Votuporanguense

Votuporanga

Divulgação/FPF

Série A3 do Paulistão 2023 ocorre de 22 de janeiro a 14 de maio; 16 equipes brigarão pelo acesso à Série A2 de 2024




 

Publicidade

Veja também