Com 20 provas, natação estreia nos Jogos Regionais

Nossos atletas estão bem treinados, então, temos totais condições de alcançar o título novamente", afirma o esperançoso treinador prudentino.

Esportes - Jean Ramalho

Data 25/06/2014
Horário 08:46
 

A três dias do fim das disputas da 58ª edição dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, a natação inicia hoje suas atividades, na piscina do conjunto esportivo Jubileu de Ouro, em Osvaldo Cruz. No total, serão realizadas 20 provas entre o período da manhã e da tarde, em duas modalidades: convencional e PcD (pessoa com deficiência). Além da natação, o sétimo dia do evento recebe ainda sete decisões, bem como cinco classificatórias e o início dos confrontos do futebol feminino da Segunda Divisão.

Campeã absoluta da natação na última edição dos Jogos, disputada em Dracena, na Primeira Divisão, Presidente Prudente terá 27 nadadores envolvidos nas disputas da modalidade nesta temporada. Em 2013, a equipe contabilizou 63 medalhas, sendo 38 de ouro, 17 de prata e oito de bronze. Agora, de acordo com o técnico Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, a expectativa é manter os bons resultados de outrora e trazer o título.

"No feminino somos pentacampeões e no masculino somos tetra. Portanto, nossa intenção é seguir com os resultados expressivos. Nossos atletas estão bem treinados, então, temos totais condições de alcançar o título novamente", afirma o esperançoso treinador prudentino.

Composta por sete para-atletas, sendo cinco no masculino e dois no feminino, a equipe prudentina de natação PcD cai na água em dez provas no período da manhã. Já à tarde, outras dez provas serão realizadas entre os competidores convencionais. Amanhã, o calendário do evento prevê a mesma programação de hoje. Na sexta-feira, serão promovidas outras 20 provas, apenas na modalidade convencional.

 

Duas rodas

Se dentro das piscinas as disputas começam hoje, no ciclismo, os atletas de Prudente já asseguraram seis medalhas desde a manhã de anteontem. A principal delas veio na prova de velocidade olímpica masculina, com os ciclistas Almir Rogério Lobo, José Rômulo Júnior e Caíque Damasceno Lobo. O trio da cidade completou os 750 metros da prova, com o tempo de 58s71, e garantiu a medalha de ouro.

No mesmo dia, José Rômulo Júnior ficou com a prata na prova de velocidade de 200 m, enquanto Caíque Damasceno Lobo chegou em quarto lugar. Entre as mulheres, Veridiana dos Santos e Carol Lobo terminaram na segunda colocação da velocidade olímpica. Carol Lobo ainda assegurou o bronze na velocidade de 200 m. Mesma prova em que Veridiana Santos chegou na quarta posição.

Na manhã de ontem, os ciclistas da capital regional garantiram mais duas medalhas na prova de critério por pontos e eliminação – também conhecida como "australiana". No feminino, o pódio veio com a atleta Vânia Aparecida de Barros, que ficou em segundo lugar. Entre os homens, Victor de Jesus Sodré garantiu a prata, enquanto José Rômulo Júnior ficou em quinto e Almir Rogério Lobo foi o oitavo. Ainda hoje, 11 ciclistas da cidade encaram a principal prova da modalidade na competição: a de resistência de 100 km (quilômetros).

 

Quadro geral

Até ontem à tarde, Prudente figurava na segunda colocação da classificação geral da Primeira Divisão, com 82 pontos. Por sua vez, Marília ocupava a liderança absoluta, com 118, enquanto Dracena vinha na terceira posição, com 67. Ainda pela elite, os anfitriões de Osvaldo Cruz somavam 42 pontos no sexto lugar. Paraguaçu Paulista contabilizava 31, em oitavo, e Martinópolis tinha 23, na nona colocação.

Na Segunda Divisão, Maracaí dividia a liderança com Adamantina, ambas com 54 pontos. Com 50, Junqueirópolis vinha logo atrás, na terceira posição. Seguida por Álvares Machado, em quarto, com 35; Lucélia, na quinta colocação, com 31; e Presidente Venceslau em sexto, com 30 pontos.

 

 

SAIBA MAIS

QUADRO DE MEDALHAS

Na contagem das medalhas nos Jogos Regionais, Marília confirmava o primeiro lugar na Primeira Divisão, com 106 no total, sendo 65 ouros, 27 pratas e 14 bronzes. Prudente somava 71, com 43 ouros, 17 pratas e 11 bronzes. Pela Segunda Divisão, a única representante da região entre as três primeiras colocadas era Adamantina, com 45 medalhas, sendo 16 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze, no terceiro lugar.

 
Publicidade

Veja também