Em Presidente Prudente, o BLH (Banco de Leite Humano) atende, atualmente, 34 bebês prematuros que estão hospitalizados. A unidade conta com 55 mães cadastradas, que geram aproximadamente 50 litros de leite por mês. De acordo com a coordenadora Adriana Monteiro, o ideal seria de 60 a 80 voluntárias no mês para garantir a entrada de 140 a 150 litros de leite mensalmente, a fim de suprir a demanda.
"As doações tiveram uma queda especialmente neste período de temperaturas mais baixas", revela Adriana.
O Dia Mundial da Doação de Leite é lembrado no dia 19 de maio e, para marcar a data, a unidade realiza diversas ações para conscientizar e ampliar o número de doadoras de leite materno.
No próximo dia 20, a partir das 13h30, haverá grupo de gestantes na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Humberto Salvador. O encerramento das ações será no dia 29 de maio, às 9h30, com a realização do Chá das Doadoras na Casa do Aprendiz Cidadão.
A Campanha de Doação de Leite Materno realizada em Prudente contará ainda com visita de conscientização feita pelas equipes do Banco de Leite Humano às maternidades de Prudente: em 15 de maio, às 9h, Hospital Estadual; e no dia 19, às 11h, no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.
"O importante é conscientizar que, independentemente da quantidade, toda doação que a mãe puder fazer contribui significativamente para manter e melhorar os estoques, reduzindo os riscos de mortalidade infantil e auxiliando também na recuperação mais rápida dos bebês", pontua Adriana.