Com 75 anos de tradição, travessia fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes continua a emocionar fiéis

Centenas de pessoas rendem graças à santa desde o distrito Nova Porto XV, que realiza dias de celebrações religiosas e festivas, até Epitácio, onde é recebida por meio das águas do Rio Paraná

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/08/2023
Horário 19:56
Foto: Edcarlo Fernandes/Tribovibe.com.br
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: 75 anos de tradição
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: 75 anos de tradição

Devoção, fortalecimento dos laços espirituais, compartilhamento de crenças e graças, emoção e fé! São estes sentimentos e ações que envolvem a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que chegou à sua 75ª edição, envolvendo devotos do distrito Nova Porto XV, de Bataguassu (MS), e de Presidente Epitácio, de onde foi feita, na manhã desta terça-feira, pelas águas do Rio Paraná, a tão aguardada travessia fluvial. A imagem da santa foi conduzida em barco entre os municípios, acompanhada por fieis em outras embarcações menores. 

Na chegada à Orla Fluvial, no Parque Municipal “O Figueiral” da estância turística, centenas de fiéis aguardavam, onde foi montada uma tenda no pier onde dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, celebrou uma missa solene.

Do dia 6 a 14, foi realizada todas as noites a novena em homenagem à santa na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no distrito Nova Porto XV. E, na parte festiva, a organização preparou uma programação especial para os três dias de celebração à santa, com exposição cultural levando o expectador a uma imersão na história e nas tradições da região, praça de alimentação, parque de diversões e muita alegria no CEL (Centro Esportivo e de Lazer) Odenir da Guia Rodrigues, no distrito sul-mato-grossense.

No sábado, a festa contou com shows musicais com a Banda Serrana. No domingo foi a vez dos munícipes apreciarem a apresentação da dupla Tostão & Guarani. Já na segunda, a banda Mensageiros do Oeste se apresentou, além do Grupo Uirapuru, que foi atração durante todas as noites. 

Tradição importante

“A missa festiva da travessia da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, completando 75 anos [1948-2023], foi belíssima, tanto na benção da belíssima imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que veio, ainda mais, a embelezar a orla de Presidente Epitácio”, destaca o bispo dom Benedito. 

Segundo o religioso, em suas reflexões, mostrou o papel da Virgem Maria, que conduz todos a Cristo, e aconselha “a fazer tudo que Ele vos disser”. “Que a exemplo da Virgem Maria possamos amar a Deus e ao próximo, de modo particular os mais fragilizados e vulneráveis da sociedade, para que assim a nossa vida também seja uma continuidade da Eucaristia e, assim, glorifiquemos e engrandeçamos o nome de Deus. Nossa Senhora dos Navegantes, nos conduz a Cristo, porto seguro, caminho, verdade e vida. Caminho que nos conduz aos céus, a Deus”, exalta.

Como filhos de Deus, da Igreja e da Virgem Maria, dom Benedito convida todos a aprender a ouvir e seguir a Jesus e, com certeza, a exemplo da Virgem Maria, assim chegar à glória celeste. De acordo com ele, celebrar 75 anos desta festa, mostra o carinho e amor dos fiéis de Presidente Epitácio e da Nova Porto XV pela Virgem Maria. “Deus, por intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora dos Navegantes, derrame copiosas bênçãos e graças sobre todos nós, de modo particular pelas famílias, celeiro de vocações, para que pais e filhos, sempre dóceis à vontade divina, sejam verdadeiros construtores e promotores da vida, da graça e da paz, trabalhando para que cada lar, igreja doméstica, seja um templo de graça e missão. Deus abençoe a todos!”, abençoa dom Benedito.

Fotos: AI Presidente Epitácio

Dom Benedito celebrou a missa dando as bênçãos à inauguração da santa no píer da orla de Epitácio

Santa sai todos os anos em procissão com o povo da Nova Porto XV até o rio rumo a Epitácio

Fotos: Edcarlo Fernandes/Tribovibe.com.br

Imagem conduzida por homens da Marinha até o píer

Nossa Senhora dos Navegantes faz travessia em barco da Nova Porto XV até Epitácio

Foto: AI Epitácio

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes emociona centenas de fiéis

Publicidade

Veja também