Com 87,5%, DRS de Prudente tem maior variação de mortes no Estado

Região vai na contramão do território paulista como um todo, que registra recuo de 13,5% na quantidade de óbitos; mais quatro mortes foram contabilizadas

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 24/09/2020
Horário 02:00
Arquivo - No boletim de ontem, ainda foram somadas mais quatro mortes
Arquivo - No boletim de ontem, ainda foram somadas mais quatro mortes

Na média geral de todo o território paulista, o governo do Estado de São Paulo contabiliza uma diminuição de 13,5% nos óbitos, levando em conta a variação semanal, isto é, a comparação dos últimos sete dias com os últimos sete dias anteriores. Contudo, ao separar esses números por performance de cada DRS (Departamento Regional de Saúde), alguns estão em alta e outros seguem em queda. O de Presidente Prudente, por exemplo, além de mostrar um aumento variacional na quantidade de mortes, tem o maior superávit: 87,5%, se analisadas todas as regiões do Estado.
Logo atrás do DRS (Departamento Regional da Saúde) 11 está a região denominada Grande SP (norte), com variação de 35,3%. Isso mostra que o departamento do oeste paulista demonstra um aumento semanal que equivale mais que o dobro do que o segundo local mais problemático.
De acordo com os números estaduais, são 297 mortes contabilizadas no DRS de Prudente. Contudo, a reportagem somou 300, até o início da noite de ontem, conforme ronda regional com as secretarias de Saúde municipais. Isso quer dizer que a variação em alta ainda não leva em conta três óbitos. O Estado lembra que essa diferença de número está ligada ao tempo que o município leva para notificar a pasta estadual sobre um novo óbito.
Só em Prudente, por exemplo, local que possui maior quantidade de casos e óbitos no DRS, até pelo fato de ser o maior município da região, a variação do número de óbitos está em 250%. São 123 mortes, ao todo, mas o Estado contabiliza 120.

Ronda regional

A diferença na quantidade de mortes entre o Estado e as secretarias da região pode estar nos três novos óbitos que foram informados ontem em Prudente. Segundo a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), um deles trata-se de um idoso de 72 anos, registrado na terça-feira. Ele havia sido diagnosticado no dia 16 deste mês. Os outros dois foram acometidos em um idoso de 78 anos e outro de 87 anos. Ambos morreram no dia 20 deste mês. A cidade ainda notificou mais 25 novos casos da doença.
Com isso, a região chega a 12.012 confirmações em decorrência do novo coronavírus, sendo 329 mortes. Isso porque, em Presidente Venceslau, um novo óbito também foi notificado, contudo, a Prefeitura não deu detalhes. A cidade registra agora 17 falecimentos.
E, além dos 25 novos casos em Prudente, nos boletins atualizados de ontem, foram informados outros 98 registros positivos, somando 123 no total. Sendo um em Indiana, Irapuru, Mirante do Paranapanema, Nova Guataporanga, Panorama e São João do Pau d'Alho; dois em Emilianópolis, Euclides da Cunha Paulista, Junqueirópolis, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Regente Feijó e Rosana; três em Inúbia Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pauliceia e Ribeirão dos Índios; quatro em Adamantina e Pacaembu; cinco em Monte Castelo e Taciba; seis em Presidente Venceslau; oito em Tupi Paulista ; nove em Santo Anastácio; e 10 em Dracena e Rancharia
Cabe lembrar que na região como um todo, além de 43 municípios do DRS de Prudente, a regional agrega outros 10, que pertencem ao DRS de Marília.

SAIBA MAIS
Os dados dos óbitos causados pela Covid-19 no território paulista são da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), gerenciada pelo governo do Estado, e são atualizados diariamente. Os números apresentados nesse material, em específico, foram alterados até às 15h15 de ontem.

VARIAÇÃO SEMANAL NAS MORTES POR COVID-19

DRS

Variação semanal (%)

Araçatuba

26,7%

Araraquara

-28%

Baixada Santista

32,7%

Barretos

-51,4%

Bauru

6,3%

Campinas

-14,1%

Franca

-37%

Grande SP (Leste)

-15,2%

Grande SP (Norte)

35,3%

Grande SP (Oeste)

8%

Grande SP (Sudeste)

19,8%

Grande SP (Sudoeste)

4,5%

Marília

4,8%

Município de São Paulo

-25,8%

Piracicaba

-3,7%

Presidente Prudente

87,5%

Registro

27,3%

Ribeirão Preto

-22,5%

São João da Boa Vista

-50,0%

São José do Rio Preto

-15,7%

Sorocaba

-16,4%

Taubaté

-18,5%

Fonte: Seade

MAIS INFORMAÇÕES

Prudente registra 25 novos casos e mais três mortes por Covid-19

Micros e pequenas empresas paulistas puxam a recuperação pós-Covid

Região tem 11.890 casos de Covid-19

Prudente registra 60 novas confirmações e mais três mortes por Covid-19

Semana começa com mais 131 casos e 6 mortes por Covid

Publicidade

Veja também