Com baixa no número de doadoras, Banco de Leite promove campanha de incentivo ao aleitamento

Total de voluntárias que contribuíam com as doações caiu de 63 em junho para 48 em setembro; programação inclui quatro lives sobre o tema

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/10/2020
Horário 14:56
Rovena Rosa/Agência Brasil - Doações de leite materno tiveram queda por conta da pandemia
Rovena Rosa/Agência Brasil - Doações de leite materno tiveram queda por conta da pandemia

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio do BLH (Banco de Leite Humano), promove neste mês a Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno, que contará com ações de promoção e apoio. A programação inclui quatro lives sobre o tema.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Trevisan Monteiro, a intenção é incentivar o aleitamento, bem como a doação de leite materno. Segundo ela, o número de doadoras tem oscilado bastante por conta da pandemia da Covid-19. “Em setembro tivemos 48 doadoras; em agosto, 50; e, em junho, estávamos com 63 doadoras”, diz, apontando a queda.

A coordenadora ressalta que o Banco de Leite disponibiliza um número de WhatsApp para interessadas em fazer a doação, que é o 99622-6070. Neste telefone, é possível contatar o órgão de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

A respeito da programação de lives, a coordenadora adianta que serão realizadas entre os dias 20 e 23, bem como no dia 29. A iniciativa contará com participação de consultora, fonoaudióloga, enfermeira, nutricionista e outras especialistas, que falarão sobre incentivo ao aleitamento materno. A divulgação ocorrerá no Instagram (instagram.com/adrianatrevimonteiro) da coordenadora do Banco de Leite.

Dessa forma, a programação será a seguinte: no dia 20, às 14h30, live para gestantes da rede pública com a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Trevizan Monteiro, e a fonoaudióloga, Claudia Helena Direne. No dia 22, às 15h, quem palestra é a consultora de amamentação, Alline Matricardi, e a enfermeira docente naturopata, Franciele Cristina Schwartz.

Já no dia 23, às 15h, haverá uma roda de conversa para doadoras do Banco de Leite e puérperas de prematuros. Esta contará com a participação do público-alvo e as seguintes palestrantes: a consultora de amamentação, Alline Matricardi; a nutricionista Juliana Santiago; e a pediatra Maria Helena Coimbra. Esta ação não será aberta ao público.

No dia 29, às 15h, a palestra será direcionada aos auxiliares de enfermagem da atenção básica municipal e abordará o tema "Incentivo ao aleitamento materno na atenção básica". A atividade contará com a palestrante Stela Faccioli Ederli, docente doutoranda em Enfermagem e especializada em pediatria. Como será uma atividade direcionada, a Secretaria de Saúde enviará convite aos participantes.

A programação se estenderá ainda para novembro com uma ação no dia 12, que marca o Dia Mundial da Prematuridade. No dia, às 15h, será realizado um bate-papo com doadoras e mães de prematuros hospitalizados sobre o tema "Aleitamento materno e importância para prematuros". Este contará com a participação da professora Kelly Cristina Ramos Pinto, enfermeira do Hospital e Maternidade Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira; e Mariana Passos Rodrigues, fonoaudióloga do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

Serviço

O Banco de Leite Humano fica na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, s/nº, no Jardim Esplanada. Mais informações no telefone 3229-1249 ou no WhatsApp 99626-6070.

Publicidade

Veja também