Com contrato de R$ 62 mi, nova empresa de iluminação pública inicia trabalhos em Prudente

Stylux será responsável por substituir lâmpadas a vapor de sódio pelas de LED em todos os 42.032 pontos da cidade; equipes já foram às ruas nesta sexta-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/05/2023
Horário 17:18
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Equipes da Stylux Brasil iniciaram trabalhos nesta sexta-feira em Prudente
Equipes da Stylux Brasil iniciaram trabalhos nesta sexta-feira em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente assinou, nesta sexta-feira, a ordem de serviço que formaliza a contratação da nova empresa responsável pela iluminação pública em Presidente Prudente, a Stylux. A vencedora do processo licitatório será responsável pela modernização do serviço prestado aos munícipes, com a troca de todos os 42.032 pontos de iluminação a vapor de sódio por lâmpadas de LED. O contrato é na ordem de R$ 62 milhões, válido por cinco anos.

Com o ato, os caminhões iniciaram os trabalhos com quatro equipes. Foram percorridas três regiões da cidade: Rua Mendes de Moraes, na zona leste; Avenida Ana Jacinta, na zona oeste; Avenida Maria Menezes de Alcântara, no João Domingos Netto; além de um quarto caminhão para atender as solicitações do 156, em diferentes pontos de Prudente.

“Estamos resolvendo e dando andamento a problemas que se arrastaram há vários anos: o transporte coletivo, a destinação do lixo e, agora, a iluminação pública. Estamos aqui para corrigir mesmo e dar uma resposta à nossa população. Infelizmente, os processos demoram e não acontecem na velocidade que gostaríamos”, afirmou o prefeito Ed Thomas (sem partido) durante o ato. “Iluminação não é só para deixar a cidade bonita, é para garantir a segurança da nossa gente. É nossa obrigação, é o cumprimento do que manda a Constituição Federal. Vamos atender os que mais necessitam, as solicitações do 156 e modernizar o que está sucateado”, ressaltou.

Conforme a explicação do presidente da Stylux, Antonino Ruggiero, as lâmpadas em LED têm um papel muito importante também para o meio ambiente. “Sustentabilidade. O LED garantirá cerca de 65% em economicidade, tanto para os recursos do município quanto para a preservação do planeta. Prudente passa a ser um ator na questão da sustentabilidade. Estamos felizes e com muita boa vontade para atender a população de Prudente o mais rápido possível, dentro das possibilidades”, afirmou.

Ainda conforme o diretor de operações da Stylux, Renato Rodrigues, a equipe da administração municipal e a equipe gestora da empresa têm se reunido semanalmente há, pelo menos, três meses para planejar e alinhar a operação em Prudente. Ele destacou que os funcionários da Stylux serão, preferencialmente, moradores do município. “Em parceria com o Emprega Prudente, faremos a seleção de 18 funcionários de Prudente já nas próximas semanas, com estimativa de até 40 contratações nas próximas semanas”, adiantou.

O diretor também fez explicações sobre as luminárias que serão instaladas na cidade, incluindo um modelo de 190 lúmens por watts, tipo que só é fabricado no Brasil pela Stylux e pela Philips.

Para atender a população

A Prefeitura pontua que o serviço 156 permanecerá em funcionamento para atender reclamações sobre a iluminação pública até que todas as solicitações sejam resolvidas.

A Stylux disponibilizará um aplicativo de celular e um número 0800 para que as demandas sejam informadas pela população. Por meio deles, será possível indicar o local exato da solicitação, já que cada poste possui uma identificação, um tipo de IP, com um sistema georreferenciado, o que permitirá o monitoramento em tempo real das condições de cada luminária.

Publicidade

Veja também