Com déficit de médicos, Venceslau vai contratar profissionais por dispensa

Decisão foi tomada diante da inexistência de habilitados em processo seletivo para admissão temporária; objetivo é substituir funcionários acometidos pela Covid-19

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/01/2022
Horário 15:47
Foto: Prefeitura de Venceslau
Gabinete da administração municipal recebeu uma reunião emergencial nesta quinta
Gabinete da administração municipal recebeu uma reunião emergencial nesta quinta

A Prefeitura de Presidente Venceslau anunciou nesta quinta-feira que que vai publicar, nos próximos dias, um decreto com o objetivo de possibilitar a contratação de profissionais por dispensa para providenciar a substituição de outros funcionários acometidos pela Covid-19. A decisão foi tomada diante da inexistência de médicos habilitados em processo seletivo para a contratação temporária. No momento, está em vigor o decreto municipal 83, de 18 de maio de 2021, que declara o estado de calamidade pública na cidade, situação que perdura até hoje.

Durante a manhã, o gabinete da administração municipal recebeu uma reunião emergencial do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município. O encontro foi feito para discutir novas ações para os próximos dias diante da alta de casos de coronavírus na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou casos positivos de Covid-19 em profissionais de sete setores diferentes. "Os profissionais da saúde também estão ficando doentes, então precisamos repensar os planos e ações para as próximas semanas", comentou Lianir Aguillar, secretária de Saúde. 

Hoje, a pasta está com médicos infectados nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) dos bairros Morada do Sol, Cecap e Sumaré e dois no Centro de Saúde. Na Vila Luiza, uma médica está de licença-gestante e, na Vicentina, uma médica gestante está afastada. "Estamos hoje sem médicos na atenção básica. Temos quatro médicos ainda trabalhando em ESFs e temos um no Centro de Saúde. O setor de epidemiologia está fechado, pois as funcionárias estão com Covid-19. Os setores de vacina, ginecologia, agendamento de ambulância, fonoaudiologia, laboratório e administrativo também possuem positivados", informou a secretária.

"Nos ESFs, temos auxiliares de enfermagem e serviços gerais positivados para a Covid-19 nos bairros Morada do Sol, Vila Bonfim, Vila Luzia, Vila Carmem e Vicentina. No CEU das Artes, temos uma auxiliar de enfermagem, uma enfermeira e um profissional de serviços gerais infectados", continuou Lianir, que destacou que todos estes profissionais estão afastados.

Outra medida estudada pelo município é desenvolver a criação de um ambulatório em parceria com a Santa Casa de Presidente Venceslau, como forma de evitar a falta de atendimento em ESFs. Neste cenário, os pacientes da atenção básica seriam mantidos no Centro de Saúde, atendidos mediante agendamento, enquanto que casos ambulatoriais seriam destinados para o setor que ainda será montado na santa casa. "Juntos, estudamos estratégias para que as portas do sistema público de saúde não se fechem para ninguém. Estamos vivendo um momento emergencial", disse a prefeita Bárbara Vilches (PV).

Publicidade

Veja também