A Escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Santos Paschoal Crepaldi de Presidente Prudente está com inscrições abertas para oito curso gratuitos da área da construção civil. De acordo com o coordenador de Atividades Técnicas e Pedagógicas, Robson Alexandre Alburquerque, as turmas são formadas por, no máximo, 20 alunos, com horários, durante a semana, nos períodos da tarde e noite e, aos sábados, integral. As atividades vão ao encontro de um cenário delicado enfrentado atualmente: a demanda por profissionais qualificados tem crescido em ritmo acelerado, enquanto a oferta de trabalhadores preparados não acompanha essa necessidade, revela o coordenador.
Os cursos presenciais com inscrições abertas são de: Mestre de obras, com carga de 435 horas; Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos (80h); Técnicas para Elevação de Alvenaria Sem Função Estrutural (80h); Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais (80h); Técnicas para Montagem de Sistemas Hidráulicos Prediais (60h); Técnicas para Pintura Predial (60h), além de Revit Architecture (40h); e SketchUp - Modelagem Arquitetônica (40h).
“Em breve ofereceremos: Instalação de Drywall [40h] e Inspeções Prediais com uso de Drones [64h]. As inscrições são perenes, realizadas na recepção da unidade e todos os cursos são gratuitos. Os alunos recebem os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] também gratuitamente”, destaca Robson Alexandre.
Entre os requisitos, para os cursos de Mestre de obras e Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos, o aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, e ter concluído o Nível Fundamental. Já para Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais, Técnicas para Montagem de Sistemas Hidráulicos Prediais, e Técnicas para Elevação de Alvenaria Sem Função Estrutural, além de ter no mínimo 18 anos, o interessado precisa ter completado o 5º ano do Nível Fundamental. “Todas as aulas são presenciais e práticas”, frisa o coordenador.
Robson Alexandre explica que a demanda por profissionais qualificados tem crescido em ritmo acelerado, enquanto a oferta de trabalhadores preparados não acompanha essa necessidade. “Esse cenário reforça a importância estratégica da qualificação profissional como fator determinante para garantir produtividade, qualidade e segurança nas obras”, ressalta. “Investir na formação de trabalhadores da área não apenas supre uma carência imediata do setor, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável da construção e para a geração de novas oportunidades de emprego e renda”, complementa.
Ele ainda pontua que o Senai-SP está comprometido em contribuir para a formação de profissionais qualificados, diante da atual escassez de mão de obra que afeta a construção. “Com esse propósito, foi lançado o programa ‘Indústria da Construção’, que abrange todo o Estado de São Paulo, por meio de polos de referência voltados a atender as demandas do setor, fortalecendo a produtividade, a qualidade e a competitividade da indústria”, esclarece.
O coordenador também revela que, recentemente, profissionais do Senai de Prudente visitaram a maioria das construtoras da cidade, com o objetivo de divulgar o programa e dar ciência que a instituição está empenhada em melhorar qualitativamente e quantitativamente a oferta de trabalhadores na área.
“Todas as empresas ratificaram a importância do programa, pois todas elas tinham vagas de trabalho em aberto e algumas com obras para iniciar, porém não tinham trabalhadores capacitados, desta forma prejudicando o desenvolvimento da região”, conta.
“Alguns empresários chegaram a comentar: ‘tenho 30, 40 vagas de pintor em aberto’, outro comentou: ‘já tenho recursos para iniciar obras, porém preciso de profissionais e, com essa realidade, não consigo começar””, expõe. “Além de capacitar pessoas, comentamos que o Senai transforma vidas, isto é: pelo estudo, os alunos têm condições de melhorar a realidade de suas famílias, com trabalho digno. Interessante que na maioria das turmas, temos mulheres matriculadas, mostrando que o mercado de trabalho é propício para todos”, finaliza Robson Alexandre.
SERVIÇO
A Escola Senai Santos Paschoal Crepaldi de Presidente Prudente fica na Rua Roberto Mange, 151, no Jardim Marupiara. O horário de atendimento da recepção e/ou secretaria é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h. Para mais informações sobre os cursos e respectivas matrículas, entre em contato pelo WhatsApp: (18) 98206-0021 ou pelo telefone (18) 3902-8500, ou acesse o site oficial do Senai Prudente.
Reprodução/Senai

Escola Senai de Presidente Prudente fica na Rua Roberto Mange, 151, no Jardim Marupiara
Cedida

Robson Alexandre: “Investir na formação contribui para desenvolvimento sustentável da construção”