Com horário especial neste fim de ano, Banco de Sangue do HR faz apelo por doações

Fluxo já comprometido nos meses de dezembro e janeiro, por conta do período de férias, se tornou ainda menor em decorrência da pandemia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/12/2020
Horário 15:42
Foto: AI HRPP
Coleta de sangue é feita num ambiente totalmente seguro
Coleta de sangue é feita num ambiente totalmente seguro

O Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente irá funcionar em horário especial neste final de ano. Os atendimentos nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro estarão suspensos. Já nos outros dias, a unidade funciona normalmente, das 7h às 17h, inclusive aos domingos. 

Essa adequação nos dias de atendimento se deve pelo fato da unidade seguir o horário de expediente do Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), ao qual é vinculada. 

A coordenadora do Banco de Sangue do HR, Margarida Silveira, faz um apelo àqueles que estiverem em condições de doar. "O fluxo de atendimento no hospital continua mesmo durante a pandemia e a necessidade de bolsas de sangue também. Precisamos da população para continuar salvando vidas, uma vez que o sangue é um importante remédio que não pode ser comprado. Se você está bem de saúde, pratique esse gesto de amor". 

"É importante lembrar que a coleta da doação é feita num ambiente totalmente seguro, respeitando todos os protocolos de distanciamento e higienização estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do governo de São Paulo e protocolos internos revisados pelos nossos infectologistas, para prevenir a disseminação do novo coronavírus", ressalta Margarida. 

Diminuição na pandemia

O mês de dezembro e janeiro, período tradicionalmente de férias, sempre resulta numa queda de aproximadamente 25% no número de doadores de sangue. Porém, durante a pandemia, esse índice caiu ainda mais. 

De 1º a 20 de dezembro de 2020, foram registradas 362 bolsas doadas, sendo que, no mesmo período do ano passado, foram 556 doações. Ou seja, houve uma redução de 34% nas doações. 

Quem pode doar

Pessoas entre 16 a 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados pelo responsável) e que não possuam doenças autoimunes. Pessoas que tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 devem respeitar o período de isolamento antes de realizar a doação. Pacientes que testaram positivo para a Covid-19 podem fazer a doação após 30 dias de serem considerados recuperados da doença. 

Para doar, basta comparecer no Banco de Sangue do HR, localizado na Avenida José Bongiovani, 1.297, descansado e portando um documento oficial com foto. 

Horário de funcionamento

Dia 23/12: Funciona normalmente, das 7h às 17h;

Dia 24/12: Não haverá expediente;

Dia 25/12: Não haverá expediente;

De 26 a 30/12: Funciona normalmente, das 7h às 17h;

Dia 31/12: Não haverá expediente;

Dia 01/12: Não haverá expediente;

A partir de 02/12: Retoma seu horário de funcionamento normal, sendo todos os dias, das 7h às 17h, inclusive aos domingos e feriados.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (18) 3229-1570 ou pelo site hrpresidenteprudente.org.br.

Publicidade

Veja também