Com o objetivo de recuperar parte da área verde conhecida como Parque do Povo da Zona Leste, em Presidente Prudente, um mutirão de limpeza será realizado no local, no próximo sábado, dia 2 de agosto, a partir das 8h. A iniciativa, no espaço que fica na Avenida Doutor Ibraim Nobre, no cruzamento com a Rua Sargento Firmino Leão, nas proximidades da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, é promovida pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) em parceria com a Prefeitura, com a participação de voluntários, e busca incentivar a população do entorno a se envolver com os cuidados das áreas públicas, além de despertar a consciência ambiental.
Coordenadora da ação, Raphaela Leli explica que a ideia do mutirão surgiu do professor da Fatec, Rondinelle Artur Simões Salomão, que é biólogo e sempre promove atividades de plantio e recuperação em áreas próximas da escolhida. Tanto que a seleção do espaço também partiu de sugestão do docente, que acompanhou a limpeza do terreno e, após uma capinação, percebeu que havia acúmulo de restos de lixo, bem como o descarte irregular no local.
“É uma área de convivência bastante importante para a população da zona leste. Temos intenção, inclusive, de revitalizar o local, melhorar os equipamentos já existentes para que a população usufrua do espaço. Essas ações geram conexão e sensação de pertencimento, o que faz com que as pessoas preservem mais os locais”, ressalta Raphaela.
A coordenadora da ação revela que os interessados que atenderem a tal convocação serão contemplados com certificados de participação. “Teremos uma lista de presença onde a pessoa fornecerá os dados pessoais e depois faremos o envio por e-mail. Qualquer pessoa que esteja disposta a nos ajudar pode participar. Estamos animados e espero que tenhamos muitos voluntários”, comenta.
Ainda conforme Raphaela, a recomendação é para que os participantes usem roupas leves e longas para proteção do sol, calçados fechados e levem luvas – especialmente as de poliamida – para evitar contaminação ou acidentes com materiais cortantes. “Nos dias de hoje, com a rotina corrida, escapar para essas áreas verdes e contemplar a natureza são excelentes opções para se sentir mais equilibrado e recuperar a saúde mental, né?”, finaliza.