Com participação de voluntários, mutirão de limpeza quer recuperar área verde da zona leste de Prudente

Iniciativa da Fatec com parceria da Prefeitura ocorre no próximo sábado, dia 2, em espaço situado na Avenida Doutor Ibraim Nobre

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 27/07/2025
Horário 06:10
Foto: Cedida
Ação será em área que fica nas proximidades da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim
Ação será em área que fica nas proximidades da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim

Com o objetivo de recuperar parte da área verde conhecida como Parque do Povo da Zona Leste, em Presidente Prudente, um mutirão de limpeza será realizado no local, no próximo sábado, dia 2 de agosto, a partir das 8h. A iniciativa, no espaço que fica na Avenida Doutor Ibraim Nobre, no cruzamento com a Rua Sargento Firmino Leão, nas proximidades da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, é promovida pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo)  em parceria com a Prefeitura, com a participação de voluntários, e busca incentivar a população do entorno a se envolver com os cuidados das áreas públicas, além de despertar a consciência ambiental. 

Coordenadora da ação, Raphaela Leli explica que a ideia do mutirão surgiu do professor da Fatec, Rondinelle Artur Simões Salomão, que é biólogo e sempre promove atividades de plantio e recuperação em áreas próximas da escolhida. Tanto que a seleção do espaço também partiu de sugestão do docente, que acompanhou a limpeza do terreno e, após uma capinação, percebeu que havia acúmulo de restos de lixo, bem como o descarte irregular no local.

“É uma área de convivência bastante importante para a população da zona leste. Temos intenção, inclusive, de revitalizar o local, melhorar os equipamentos já existentes para que a população usufrua do espaço. Essas ações geram conexão e sensação de pertencimento, o que faz com que as pessoas preservem mais os locais”, ressalta Raphaela.

Atuação certificada

A coordenadora da ação revela que os interessados que atenderem a tal convocação serão contemplados com certificados de participação. “Teremos uma lista de presença onde a pessoa fornecerá os dados pessoais e depois faremos o envio por e-mail. Qualquer pessoa que esteja disposta a nos ajudar pode participar. Estamos animados e espero que tenhamos muitos voluntários”, comenta.

Ainda conforme Raphaela, a recomendação é para que os participantes usem roupas leves e longas para proteção do sol, calçados fechados e levem luvas – especialmente as de poliamida – para evitar contaminação ou acidentes com materiais cortantes. “Nos dias de hoje, com a rotina corrida, escapar para essas áreas verdes e contemplar a natureza são excelentes opções para se sentir mais equilibrado e recuperar a saúde mental, né?”, finaliza.

Publicidade

Veja também