Com passeata, Lumen faz homenagem a autistas

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 03/04/2015
Horário 11:14
 

Para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Lumen et Fides (Associação de Desenvolvimento de Criança Limitada), de Presidente Prudente, realizou ontem uma passeata. A caminhada teve início no Parque do Povo e contou com aproximadamente 300 pessoas. Em homenagem, todos os presentes estavam vestidos com uma camiseta azul. A PM (Polícia Militar) acompanhou e fez a segurança do evento. Além disso, durante o mês de abril vão ser distribuídas 27 mil cartilhas nas escolas das redes pública e particular.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da instituição, Manoel Dionísio Filho, o objetivo da caminhada é conscientizar que é possível um autista ter uma vida saudável, desde que ele seja socializado, que tenha atendimento por meio de uma equipe multidisciplinar. "Temos que divulgar", acrescenta.

Há 27 anos, a Lumen se dedica no tratamento de pessoas autistas. "O autismo é uma síndrome que está em constante estudo. A gente tem que fazer uma mobilização para incentivar novas descobertas, novos estudos", afirma a coordenadora da entidade, Luciana Cristine Fernandes Tanaka. "Pela dificuldade de expressar sentimentos e pelo déficit cognitivo, trabalhar com crianças autistas é um grande desafio", acrescenta.

De acordo com a babá Nadir de Fátima Lima, 49, participar da ação é importante, pois permite conhecer outras crianças com a patologia. "Cuidar de uma criança autista é um aprendizado. Há seis anos cuido de um menino, todo o dia é uma aventura", diz.

Dando continuidade à homenagem, durante o mês de abril, pais, funcionários e técnicos da Lumen vão distribuir 27 mil cartilhas nas escolas das redes pública e particular. A finalidade é explicar sobre a patologia e, principalmente, esclarecer que quanto antes o paciente entrar em tratamento é melhor.

Mãe de gêmeos autistas, Márcia Prado Azenha acredita que "divulgar é a melhor maneira de conscientizar as pessoas". Para finalizar a ação, os presentes que estavam com um balão azul na mão o soltaram como forma de simbolizar e marcar o dia.

 

Semana do Autismo


Foi apreciado e aprovado na última segunda-feira, em sessão ordinária, o Projeto de Lei 989/16, o qual estabelece que na primeira semana do mês de abril, será lembrada a Semana Municipal da Conscientização do Autismo. Desde já, a semana passa a integrar o calendário oficial de eventos de Presidente Prudente.

 
Publicidade

Veja também