Comemorações do aniversário da cidade

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 09/09/2022
Horário 03:33

Muita gente esteve na área central de Presidente Venceslau para presenciar a realização do desfile cívico de comemoração dos 96 anos de emancipação política do município. Escolas e outras instituições estiveram presentes no evento realizado na Avenida Dom Pedro II.

TENTANDO INOVAR 
A administração municipal dispensou o uso do palanque oficial e montou um camarote no calçadão da avenida e dali a prefeita Bárbara Vilches (PV), seus secretários e alguns vereadores assistiram ao desfile, que teve duração de três horas.   

ALÉM DO DESFILE 
O desfile foi uma grande festa com a presença de muita gente, talvez um de seus maiores públicos através da história. Junto ao desfile, a Prefeitura cedeu apoio à realização da Festa das Nações no centro histórico, promoção que também foi valorizada pela população. 

FESTA, ESPORTES E LAZER 
Entre as atividades do aniversário da cidade foram realizados eventos esportivos e de lazer. Uma corrida pedestre saindo da praça central teve a participação da prefeita Bárbara Vilches.

REFORMA ADMINISTRATIVA
A prefeita Bárbara Vilches anunciou na terça-feira à tarde, pelo seu canal no Facebook, que está enviando a reforma administrativa feita pelo seu setor de economia à Câmara Municipal. O objetivo é acabar com a referência 4, onde os servidores recebem menos que um salário mínimo. 

GASTOS DE MAIS R$ 500 MIL 
Em meio às muitas explicações, Bárbara Vilches citou que se a reforma passar, a administração terá um gasto mensal adicional de R$ 500 mil na folha de pagamento. A expectativa é de que tenhamos ainda muita conversa em torno deste assunto antes da aprovação dos vereadores.  

FIM DA SEMANA PASSADA
Recebi em nossa redação o candidato a deputado estadual pelo PDT, Victor Marques. É um jovem de 29 anos e com um detalhe, era pessoa de confiança e assessor direto do senador Major Olímpio, político venceslauense que chegou ao Senado.

COMENTOU SOBRE A FAMÍLIA 
Victor comentou que a família do Major Olímpio vem lhe dando apoio total na campanha e quer continuar carregando as mesmas bandeiras políticas do senador, que morreu no ano passado por Covid. 

ESCRITORA TELMA DA COSTA 
Também esteve na cidade, no fim da semana passada, a cantora, dubladora, poetisa e escritora Telma da Costa. Veio tratar do lançamento da pré-venda de seu primeiro romance, “A menina da Lua”. Falou à nossa coluna que boa parte da história é baseada em Presidente Venceslau.  

VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS
A Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau realizará, no próximo sábado (10), a vacinação de crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades contra o coronavírus. A vacinação será promovida das 8h às 12h, no Centro de Saúde.

DIA DA INDEPENDÊNCIA 
A Praça Nicolino Rondó, no centro de Presidente Venceslau, recebeu anteontem (7) pela manhã o ato simbólico em homenagem ao Dia da Independência. A atividade contou com a presença da prefeita Bárbara Vilches, secretários municipais, vereadores, subtenente Paulo Cezar (comandante do Tiro de Guerra 02-064), atiradores do Tiro de Guerra, alunos e professoras de escolas da rede municipal de ensino.

HÁ 57 ANOS
Nossa coluna teve acesso nos últimos dias a várias fotos de times de futebol do passado em Presidente Venceslau. Duas fotos foram destaque. Retratam as equipes que participaram de um famoso quadrangular na cidade em 1965. 

A FINAL 
A final foi no Parque São Jorge entre Esporte Corinthians e Sociedade Esportiva Mariana. Nas fotos estão craques como Arlindo, Miota, Manidioquinha, Álvaro Duarte, Estevão, Delem, Dorli, Pastel, Rubão, Geraldo Arfelli e outros. Os técnicos das equipes eram Sêo Paraná e Altino Leal. A Mariana ganhou o jogo.

Publicidade

Veja também