Comerciantes acreditam em aumento de até 50% nas vendas do Dia das Mães

Com a queda nas temperaturas, roupas de frio estão entre os itens para presentes, assim como calçados e acessórios, perfumes; nesta sexta e sábado, lojas funcionam em horário estendido

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2023
Horário 04:15
Foto: Freepik
Proximidade dos Dia das Mães esquenta vendas no comércio
Proximidade dos Dia das Mães esquenta vendas no comércio

Uma das principais datas do setor varejista em Presidente Prudente sem dúvidas, segundo os comerciantes, é o Dia das Mães. E neste ano será comemorado no dia 14, segundo e próximo domingo deste mês de maio. Tal data é tão significativa, que lojistas ouvidos pela reportagem acreditam em um aumento de até 50% nas vendas neste período. Conforme o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), o valor do presente das mães não deve ultrapassar R$ 100 este ano, a mesma média do ano passado. Sobre os itens mais procurados pelos consumidores destacam-se roupas (inclusive de frio), perfumes, calçados e acessórios, como bolsas e carteiras. Presentes que comprometem menos o orçamento, mas não deixam a data comemorativa passar em branco.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Sincomércio, enquanto algumas vitrines exibem peças leves, condizentes com o calor típico da região, a grande maioria já está decorada com vestimentas mais pesadas, com cara de quentinhas, à espera do cliente que está em busca de roupas para a estação do frio mesmo ou para presentear a mamãe.
O sindicato sugere aos comerciantes um exercício extra no planejamento da data, tanto de mix de produtos, quanto das condições de compra, como forma de estimular as vendas. Fala sobre a necessidade de divulgação e ampliação dos canais de atendimento da loja. “Nós sabemos que o cenário do mercado é desafiador e para atrair e conquistar novos clientes é necessário investir em estratégias de marketing, vendas e inovação. Isso inclui promoções e descontos, campanhas criativas, mídias sociais e personalização dos atendimentos”, ressalta o Sincomércio, citando que a comunicação do sindicato está à disposição para auxiliar os comerciantes nesse quesito.

Preparadas para a demanda

Vanuza Ropelli, proprietária da V3 Modas, acredita que a data pode ser a segunda melhor do ano para as vendas no ramo do vestuário, e estão com grandes expectativas para este Dia das Mães. “Há algumas semanas já estávamos preparando os looks para as mamães, porque queremos oferecer variedade de produtos para atender a todos os gostos”, diz a lojista.
Na Billie, a busca por presentes para as mães já começou após o feriado do dia 1º, mas a procura maior é mesmo nos últimos três dias que antecedem a data, segundo a gerente da loja, Fernanda Hara. Conforme ela, o estoque para esta data já precisa estar formado em abril, mas o estabelecimento não para de receber produtos novos até o Dia das Mães mesmo. Até porque a loja recebe produtos novos semanalmente.
“O Dia das Mães é uma data muito especial, pois lembramos e queremos presentear pessoas muito queridas como mãe, tia, avós, portanto, muitas vezes, é mais de uma pessoa a presentear. Para este período esperamos ter um aumento de 40% nas vendas. Como a loja é voltada para confecções, calçados e acessórios femininos existe uma enorme variedade de produtos a escolher”, expõe Fernanda. 
A gerente da Billie diz que geralmente montam “kits” de blusa com calçado, ou um calçado com um cinto, por exemplo. Aproveitando que o clima já está mais fresco, peças em tricô e linha também são muito procuradas.

Perfumaria

Kátia Vaz Pascoal, 43 anos, proprietária da Água de Cheiro Perfumaria, em Presidente Prudente, diz que tem uma grande procura da linha dos Clássicos da Água de Cheiro, que são aquelas fragrâncias que ficaram na memória de muitas consumidoras! Algumas delas são: Absinto, Água Fresca, Obelisk, Duna e Attractive. “Essas fragrâncias citadas são os pilares da nossa marca, e que são lembradas até os dias atuais pelas mulheres que amam a Água de Cheiro. E aquelas mulheres/mães que conheceram a marca recentemente também se encantam por essas fragrâncias, afinal, são contemporâneas. Assim como também se apaixonam pela linha de hidratantes e body splashs Meu Bem Estar”, destaca Kátia.
Para esse ano e, em especial, para essa data tão importante que é o Dia das Mães, ela destaca que estão com a loja repleta de lançamentos, que trazem o amor e aconchego de uma mãe. Fragrâncias inspiradas na brasilidade e bem-estar, como o lançamento Água Fresca Flor de Hibisco e Aconchego da Castanha. E embalagens exclusivas na coleção Absinto e Pedras Preciosas (que também chegou recentemente na marca).

Uma pessoa tão especial

“A data do Dia das Mães é muito significativa para o comércio. O motivo é pela ocasião em homenagear uma pessoa tão especial entre nós, as mães! Que também podem ser representadas por avós, tias, madrinhas, irmãs. Presentear é uma forma de retribuir todo esforço, carinho e acolhimento que encontramos nessas mulheres. A data é muito importante para as famílias e para a sociedade como um todo!”, exclama a empresária. Ela acrescenta que a data é uma grande oportunidade para alavancar as vendas por ser a segunda melhor para o varejo, tanto que ela estima em um aumento entre 40% e 50% neste período.

Fotos: Cedidas

Na Billie tem “kits” de blusa com calçado, ou um calçado com um cinto, por exemplo

Água de Cheiro lançou vários produtos para todos os estilos de mães

Há semanas a V#3está com variedade de produtos para atender a todos os gostos das mamães que passarem pela loja ou de quem quiser presenteá-las

Publicidade

Veja também