Comércio abre temporada de liquidações

Com o passar das festividades, estabelecimentos realizam promoções para liquidar estoque e começar o ano com mais dinheiro em caixa

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 28/12/2019
Horário 07:18
 Isadora Crivelli - Mesmo após o Natal, comércio de Prudente segue bastante movimentado
Isadora Crivelli - Mesmo após o Natal, comércio de Prudente segue bastante movimentado

Desde as vésperas do Natal, o comércio de Presidente Prudente esteve bastante movimentado, principalmente o calçadão. Mas agora, após a festividade, as lojas abrem a temporada de liquidações e devem apostar nos preços baixos em diversos setores. A ideia, nesse fim e início de ano, é liquidar os estoques e começar 2020 com mais dinheiro em caixa. Na ocasião, as promoções atingem diversos departamentos.

Por exemplo, na Tecidos Dromo, as promoções começam a partir dos próximos dias, início de janeiro,  já pensando na queda das vendas que ocorre nesta época, conforme o estabelecimento. “Saldão de começo de ano é muito comum, porque vai ao encontro do fato de as pessoas terem gastado bastante com o Natal e também possuir dívidas fixas em janeiro, como o IPVA [Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores]. É uma maneira de conseguir mais vendas”, completa.

Por outro lado, há quem, mesmo com um acréscimo de atrativos agora no final de ano, garanta que durante o ano todo tenta colocar promoções para os clientes. É o caso da Nutripoint. “É rotineiro tentar vender mais, principalmente agora”, pontua.

Assim como na loja O Boticário. Por lá, a consultora de venda, Talita Ribeiro Braz, detalha que o local possui hoje mais de 700 produtos na promoção, com uma média de 30% de desconto. Além disso, ela não deixa de comentar que, como o período é marcado por muitas trocas de presentes, há uma chance de vender mais. “Quando o cliente retorna na loja, a gente tenta fisgá-lo com alguma outra compra e sempre apresentando um produto em destaque, com preço bom. É uma oportunidade. A chance de mais uma venda”, frisa.

O mesmo ocorre na Hombre Prudente, especializada em moda masculina. Por lá, o Natal é concorrente forte com o Dia dos Pais e, por isso, são datas “quentes”, de acordo com o gerente Rafael Tadeu. No entanto, ele diz que a movimentação está “bem estável”, ao se comparar com o ano passado. “A gente esperava uma movimentação melhor”, relata.

Mas isso não quer dizer que não haja promoções. Até o dia 31, Rafael afirma que a loja tem liquidações que vão de 30% a 40% de desconto. “E tem o jogo de cintura também. Quando o cliente vem, às vezes gosta de mais de uma peça, enfim, tudo é na conversa”, frisa. Ademais, a partir do dia 5, o gerente lembra também que outra promoção se inicia, com foco em vestuário destinado ao verão.

Publicidade

Veja também