Comércio em guerra

OPINIÃO - Wilson Roberto Lussari

Data 17/03/2022
Horário 04:30

Vivemos momentos difíceis no mundo com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Aparentemente estamos aqui, longe da confusão e observando os últimos acontecimentos, via web, tv, rádio, redes sociais, etc. Entretanto, nem tudo está seguro, como se os 10 mil quilômetros garantissem que não sejamos afetados.
O mundo na terceira década do século 21 é mais interconectado, graças à engenhosidade humana, com produtos e serviços escoando por todos os lados.
Mais do que armas, as sanções econômicas fazem mais estragos e danos colaterais do que se pensa. Basta ver o que está se passando com a Rússia, com dificuldades de realizar suas trocas, e complicando a vida de muita gente.
Fora a dificuldade de pagar e receber em moeda forte, como dólar e euro, a Rússia se vê impedida em exportar e importar. Para o Brasil, é óbvio que a dificuldade em obter fertilizantes dela e vender carnes e outros produtos agrícolas, já causa uma boa dor de cabeça. Talvez alguns pensem que não tem problemas, parte-se para outro fornecedor, vende para outros que queiram carnes, afinal, não é problema meu.
Mas como sociedade interconectada, o gás russo alimenta as fábricas alemãs, que produzem peças, equipamentos e outros insumos industriais, bem como componentes eletrônicos, que são utilizados mundo afora. Que precisam ser incorporados no processo de fabricação de produtos japoneses, chineses, entre outros, que serão distribuídos a outros países.
E aí começa o efeito dominó, provocando uma reação em cadeia no processo produtivo global. Ou seja, simplesmente eliminar um país do processo global de produção afeta a todos indiscriminadamente. Cada país e empresa serão afetados em maior ou menor escala, de um jeito ou de outro, como fornecedores, ou como cliente.
Para complicar ainda mais, ocorreu o fechamento do espaço aéreo, das duas partes nas sanções. Isso significa que aviões russos estão proibidos de voar sobre mais de 30 países do ocidente. Em contrapartida, o fechamento do espaço aéreo da Ucrânia e Rússia em conflito, significa quase metade do espaço aéreo sobrevoado de ligação entre o ocidente e o oriente. 
Enfim, um pesadelo de logística para produtos, serviços e ideias que afetam diretamente o comércio mundial.

 


 

Publicidade

Veja também