Comércio segue como motor da economia de Prudente

Nos 108 anos da cidade, representantes da Acipp e Sincomércio ressaltam avanços e desafios do setor, investimentos e geração de empregos

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 14/09/2025
Horário 06:40
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Comércio prudentino é um dos carros-chefes da economia
Comércio prudentino é um dos carros-chefes da economia

A capital da Alta Sorocabana completa 108 anos de existência. Presidente Prudente evoluiu de uma cidade ferroviária, baseada no café, para um polo regional de serviços, comércio, saúde e educação, que sustenta sua economia até hoje. Apesar da indústria nunca ter sido o ponto forte, o dinamismo urbano e a função de capital regional garantem sua relevância econômica.

Para o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Presidente Prudente, a economia da cidade apresenta sinais positivos, com a chegada de novas lojas e marcas que fortalecem o comércio local, ampliam a produtividade e geram mais empregos, beneficiando diretamente diversos setores da cidade.

Avanços e desafios

O presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, ressalta que, entre os avanços, destaca-se o aumento da produtividade e a expansão da oferta de produtos, que apresentou um crescimento de 3%. “Já entre os desafios, podemos falar dos altos juros que se sobressaem, impactando diretamente o preço das mercadorias e o consumo”, expõe.

Mas o comércio de Prudente, ressalta Vitalino, continua investindo na ampliação e modernização dos empreendimentos, com foco em produtividade e geração de renda, acompanhando o ritmo de crescimento da cidade.

Foto: Cedida - Vitalino aponta que perspectivas para próximos anos são favoráveis

Geração de empregos

Para o presidente do Sincomércio, a geração de empregos é estimulada pelo aumento da produção e pela chegada de novos negócios, fortalecendo a economia local e abrindo oportunidade em diferentes áreas do comércio. “As perspectivas para os próximos anos são favoráveis, especialmente se houver estabilidade política e econômica, fatores essenciais para o desempenho sustentável do setor”, opina.
Vitalino afirma que o comércio em geral permanece como principal motor de emprego e renda. Entre os segmentos em destaque, estão os supermercados, que apresentam forte crescimento, acompanhados pelo setor de beleza e cosméticos, refletindo o aumento da demanda da população e a diversificação de produtos e serviços.

Impulso no último trimestre

Para o presidente da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, o desempenho do comércio neste ano, em Prudente, vem confirmando o que o setor já antecipava para o país: está mais lento, se comparado a 2024. “Essa desaceleração reflete o impacto da inflação persistente e da elevação dos juros, que limitam o consumo. Mas confiamos em um bom impulso no último trimestre, com o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, inclusive quanto à abertura de vagas temporárias e novos postos de trabalho”.

Para o ano que vem, de acordo com Raul, a expectativa é também de um crescimento moderado do varejo local. “Porém, de maneira geral, o nosso comércio segue como um importante motor da economia do município, gerador de emprego e renda”, pondera.  

O presidente da Acipp ressalta que a entidade segue trabalhando em prol do empreendedorismo e do desenvolvimento empresarial. “Atuamos fortemente nesse sentido, inclusive estamos inaugurando o Ambiente Connect de Inovação, um novo espaço com incubadora, aceleradora e instituto voltados ao aprimoramento do varejo”, conta.

Prestes a completar o seu centenário, a Acipp mantém os ideais e o compromisso de seus fundadores com o progresso do comércio e o desenvolvimento econômico e social de Presidente Prudente.

Foto: Cedida - Raul diz que comércio é grande gerador de emprego e renda

Publicidade

Veja também