Comissão escolhe os 6 melhores desenhos

Ao todo, 3 mil trabalhos de estudantes de 12 escolas da rede municipal participaram do 1° Concurso de Desenho O Imparcial na Escola

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 06/11/2013
Horário 06:32
 

 

"Difícil escolher entre todos os desenhos. As obras são criativas e expressam os olhares artísticos dos participantes". Frase unânime entre a comissão avaliadora do 1º Concurso de Desenho O Imparcial na Escola, com tema "Viver em Prudente é...", que elegeu ontem, entre os 163 finalistas, os seis alunos vencedores.

Jornal O Imparcial 5 julgadores analisaram os 163 desenhos finalistas, ontem

Ao todo, foram 3 mil desenhos feitos por estudantes de 12 escolas da rede municipal de ensino de Presidente Prudente. Foram as unidades que selecionaram os melhores e encaminharam ao julgamento final.

Além dos selecionados, 30 obras participarão de mostra itinerante, em local e horário a serem definidos. A divulgação dos vencedores será em 13 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Matarazzo, na cerimônia de encerramento das ações de 2013 de O Imparcial na Escola.

Cada 1 dos 6 premiados, sendo três no "grupo 1", de 1º ao 3º ano, e outros três no "grupo 2", formado pelos 4º e 5º anos, receberão uma bolsa de um semestre no curso regular da Cultura Inglesa (no valor do curso) e ainda um kit de desenho da ArtGesso São Francisco. Paralelo a isso, entre os primeiros colocados, dois professores foram sorteados e ganharão também um curso regular na Cultura Inglesa.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), parceira da iniciativa, Roseli Soares Furlan, comenta que os estudantes entenderam a proposta da competição e conseguiram explorar ao máximo a sua criatividade. "As crianças têm olhares diferentes e mais sensíveis. E a nossa ideia do mundo também influenciou nas escolhas, pois cada pessoa tem a sua sensibilidade e o seu modo de ver a vida", diz.

"Foi interessante analisar as diferentes perspectivas de cada participante. Percebi que eles não têm medo de expor o que sentem e vivem, e isso é fascinante", completa o proprietário da ArtGesso, também parceiro da ação, Paulo César de Oliveira.

De acordo com o diretor da Cultura Inglesa, Ricardo Strabelli Sonvezzo, os desenhos retrataram, em sua maioria, o calor prudentino, o sol, a natureza, família, religião, esportes. "Toda criança tem seu olhar especial. E o que vimos foram trabalhos de qualidade, onde por meio do lápis, papel e com senso crítico, os pequenos demonstraram como é viver em Prudente", acrescenta o editor-executivo de O Imparcial, Leandro Nigre. Além destes, a  coordenadora pedagógica da SeducCíntia Cristina Teixeira Mendes, também fez parte da comissão avaliadora.

 

Escolas envolvidas


As escolas participantes são: EM Carlos Arruda, EM Carmem Pereira Delfim, EM Castilho Cabral, EM Emilio Becker, EM Ettore Marangoni, EM Francisca de Almeida Góes Brandão, EM Ivo Garrido, EM João Franco de Godoy, EM João Sebastião Lisboa, EM José Carlos João, EM Ocyr Azevedo, e EM Odete Duarte.
Publicidade

Veja também