Após a leitura de um parecer da Comissão de Ética e Disciplina da Câmara Municipal de Presidente Prudente, na sessão ordinária desta segunda-feira, duas Comissões Processantes foram formadas para apurar denúncias de suposta quebra de decoro parlamentar pelo vereador Izaque Silva (PL). A partir desta quarta-feira, conforme a Casa de Leis, os grupos de vereadores terão cinco dias para informar o denunciado sobre as investigações, com prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos.
Dois expedientes que pediam a abertura de processo de cassação do mandato de Izaque tinham sido aprovados na sessão ordinária do dia 4. Os documentos, como noticiado neste diário, de autoria do procurador jurídico, Fernando Monteiro, e do presidente da Câmara, vereador William César Leite (PP), envolvem ações que teriam sido praticadas por Izaque no encontro do dia 30 de junho, envolvendo “xingamentos e tentativa de agressão física”, conforme ainda um outro expediente, este sem votação, elaborado por Fernando, que pedia uma retratação pública do parlamentar investigado.
Nesta segunda-feira, o expediente de autoria do procurador jurídico foi aprovado por oito votos a três, enquanto o apresentado por William foi deliberado por nove votos a um. Quanto às comissões, a que apura a denúncia de Fernando será presidida por Luís César Saito Santos, o “Babu da Cohab” (PP), e terá Edgar Caldeira (União) como relator e Wellington de Souza Neves (Republicanos) como membro. Já o grupo que trabalha com o caso de William, este é presidido por Demerson Dias (Republicanos), com Babu da Cohab como relator, e Guilherme Alencar (Republicanos) como membro.
Posicionamento de Izaque
Procurado pela reportagem nesta terça-feira, Izaque emitiu uma nota sobre o caso. “Venho por meio desta informar que respeito a decisão tomada no plenário da Câmara Municipal, na sessão ordinária do dia 11 de agosto de 2025. Tenho a consciência tranquila, não cometi nenhum crime, nada que possa denegrir a minha trajetória. Trata-se de um julgamento político”, declarou.
“A partir deste momento, aguardo o direito do contraditório para apresentar a minha defesa e apenas me pronunciar nos autos do processo. Agradeço a compreensão de todos”, finalizou o vereador.