Companhia prudentina conquista prêmios no 30º Festivale

AliTeatro ganhou principais premiações com o espetáculo “O Poderoso Palhaço” no Rio Grande do Sul, no último sábado

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/07/2023
Horário 07:30
Foto: Cedida
Os três atores recebem premiação dos doutores que avaliaram os espetáculos
Os três atores recebem premiação dos doutores que avaliaram os espetáculos

A Companhia de Presidente Prudente AliTeatro ganhou os principais prêmios do 30º Festivale (Festival de Teatro do Vale do Paranhana), no Rio Grande do Sul (RS), no último sábado, com o espetáculo “O Poderoso Palhaço”: Prêmio Especial do Júri, Melhor espetáculo Adulto Júri Popular (público) e Melhor Caracterização. a Cia ainda foi indicada como Melhor figurino, Melhor Direção e teve os três atores Luiz Souza, Robertt Moretto e Zé Ricardo Bassani indicados como Melhor Ator, mas esse saiu para outro candidato.

De acordo com a crítica do júri sobre o espetáculo, em tempos de tantos desafios, atrocidades e problemáticas presentes na sociedade, tal como foi mostrado no palco, pelos diversos espetáculos infantis e adultos, no festival de rara qualidade, diversidade e de cunho autoral, com temas como: racismo, exclusão, machismo, invisibilidade social, homofobia, transfobia, opressões, apagamentos das diferenças e identidades diversas, os instigou que o riso provocado pelos palhaços tenha coroado um momento de grande congregação e celebração entre artistas e público.

Segundo o júri, o "O Poderoso Palhaço", pautado na maestria da atuação e na tradição da linguagem cênica da palhaçaria, unindo teatro e circo provou que uma produção rica em humor e comicidade revela a alegria de se estar juntos na arte, pois arte é encontro. Através do riso, os palhaços também os levam a rever posições muito sérias, tais como: a luta insana pelo poder, os padrões comportamentais e culturais do machismo, a valorização da guerra, o questionamento "homem que não pode chorar".

O júri destacou que o poder do circo, da arte são poderes mais fortes e fazem transcender. E no espetáculo apresentado ficou evidente que todas as pessoas sensíveis podem ter padrões de vulnerabilidade e que ninguém é inferior a ninguém quando verdadeiramente mostra seus sentimentos. “Palhaços e palhaças do Brasil, que somos todos nós, somos mais poderosos nos palcos e nos picadeiros do nosso dia a dia e podemos oferecer outras relações uns com os outros. Para que riamos juntos cada vez mais e melhor porque o riso é uma das grandes potencias da vida”, acentuando assim o motivo, por unanimidade, de o júri, conceder a Cia Aliteatro, o prêmio especial do júri na 30ª edição do Festivale.

Na 3ª edição do Festivale, a missão de avaliar os espetáculos coube aos profissionais especialistas em teatro e artes cênicas Doutora em Artes da Cena Luciane Olendzki, Doutor em Direção Teatral Dionatan Rosa e Plínio Mósca (mestre em Memória Social e Bens Culturais, Cavaleiro das Artes e das Letras da República Francesa).

O ESPETÁCULO

O “O Poderoso Palhaço”, que tem orientação artística de Thais Póvoa, narra que após o "Mafioso Pápa" passar desta para melhor (ou não), seus três “figlios” descobrem, pelo testamento, que um deles será o novo líder, para continuar o legado da “Famiglia". Assim, depois de uma incrível e divertida competição, onde a plateia será o júri, Giuseppe, Luigi e Roberto, mostrarão todas suas qualidades “mafiosisticas” para conquistar o tão sonhado "Paletó".

Luis Sousa comenta que tem como intuito, de modo especial, criticar comicamente a estrutura patriarcal na realidade social e política, criando uma alteridade de quem é o pai nesse contexto (modelo moral, afetivo, provedor, entre outros), “fazendo refletir sobre a nossa maneira de racionalizar sobre o cenário no qual estamos interligados”, diz.

Robertt Moretto acentua que a Cia. Aliteatro tem ganhado cada vez mais espaço no cenário cultural do participando de vários festivais em diferentes Estados e esses prêmios só mostram a capacidade do trabalho realizado. “Uma companhia do interior do Estado de São Paulo que tem ganhado cada vez mais notoriedade, é Presidente Prudente sendo representada pela sua cultura”, comemora.

José Ricardo lembra que a AliTeatro tem prêmios com os seus outros trabalhos também, sendo eles: “Os Outros Reservas”, “O Poderoso Palhaço”, “O Perico”, “Bombalhaço” e “Perico no Transito”. “E ainda estamos com alguns projetos em mente para logo começar os trabalhos e trazer mais novidades para nosso público”, adianta o ator.

EMPREGAR A PALHAÇARIA

O projeto de circo/teatro: “O Poderoso Palhaço” surge como necessidade da Cia Aliteatro de empregar a “palhaçaria” como instrumento debatedor da estrutura patriarcal, de como ela é engendrada e ainda perpetuada em muitas situações (exemplificada por resquícios de machismo, sexismo, ausência afetiva), aproximando-se assim a qualquer público ou lugar através da forma de comunicação proposta.

O perfil extraordinário do projeto é intensificado pelo uso de Grammelo, aliado a um teatro de comédia física, contando assim com total maestria a narrativa do espetáculo.

 

 

 

Publicidade

Veja também