Compasso de transição

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 27/11/2020
Horário 03:37

Em Presidente Venceslau, o compasso é de transição administrativa na Prefeitura. A nova prefeita da cidade, Bárbara Vilches, já tem quatro pessoas para acompanhá-la nos dias em que for ao Paço Municipal para ver como anda a administração neste final de mandato do prefeito Duran.

Expectativa da equipe de governo

Há cerca de três semanas, as pessoas de Presidente Venceslau só falavam nas eleições, de quem ganharia o pleito. Agora, o assunto preferido é outro. Todos estão na expectativa das pessoas que comporão o governo de Bárbara Vilches. As pessoas falam em nomes, mas nada de oficial foi divulgado pela equipe que trabalha com a nova prefeita.

Teremos surpresas

Pelo estilo de campanha adotado por Bárbara Vilches em Presidente Venceslau, o que se espera é que tenhamos muitas surpresas em sua equipe de governo. O slogan “nova política” indica para pessoas técnicas com experiência profissional na vida privada e longe dos meios políticos. Difícil alguém que tenha participado dos secretariados de governos passados ganhe espaço neste. 

Funcionários de carreira

Outro detalhe importante que vem sendo defendido por Bárbara Vilches é a valorização do funcionalismo público. Muitos acham que ela deve optar por funcionários de carreira em pontos chaves de seu governo, o que pode dizer que deve buscar soluções caseiras para sua administração. 

Procurando saber da realidade

Ontem, Bárbara Vilches mostrou postagem em seu canal de Facebook mostrando foto ao lado de engenheiros, técnico e diretor dos frigoríficos Bon-Mart de Presidente Prudente e Kamar de Presidente Venceslau. Ficou sabendo da situação atual, dos investimentos e adequações necessárias para o funcionamento da planta de Presidente Venceslau. Postou apenas estes detalhes. 

Vereadores eleitos

Passei os últimos 10 dias conversando com os vereadores eleitos de Presidente Venceslau. Fiz entrevista para o meu blog. Foram bate-papos de mais de 30 minutos ao vivo pelo Facebook e plataforma do Blog. 

Conhecendo a todos

Somente um dos vereadores desta legislatura fica na casa no ano que vem, Beto Coelho. Comentou à nossa coluna que ficou surpreso com a dificuldade encontrada para esta eleição. “Foi difícil demais para todos os candidatos”. Ele faz parte do partido Podemos e vai para sua segunda legislatura.

Curiosidade do eleitorado

A Câmara Municipal de Presidente Venceslau passou por renovação quase que total. Apenas um vereador ficou. Devido a este detalhe, as entrevistas ganharam força nas redes sociais. Foram milhares de acessos. Eram as pessoas querendo conhecer a fundo cada candidato eleito. 

Bahia da tapioca

A simplicidade será uma das características do Legislativo venceslauense nos próximos quatro anos. Marcos Araújo de Souza, o “Bahia da Tapioca”, é vereador e conseguiu expressiva votação. Foi jogador de futebol profissional e mora na cidade há cerca de sete anos. É um personagem divertido, inteligente e ligado nas questões sociais e esportivas. 

“Lagoa”

Ela se chama José Cícero de Oliveira, o “Lagoa”. Ganhou este apelido por ter vindo em 2007 do Estado de Alagoas. Outra pessoa simples e querida pela comunidade carente. Com 32 anos, trabalha como loneiro e acha tempo para cuidar de um campo de futebol na Sumaré. Faz campeonatos de futebol para ajudar pessoas em necessidade.

Final de ano

As lojas de Presidente Venceslau e cidades ao redor já estão mostrando as luzes de Natal. Muitas se mostram enfeitadas e aguardam um bom movimento de venda, mesmo vivendo as regras de prevenção impostas pela pandemia do coronavírus. 

Em Presidente Epitácio

A família Furlan mostrou sua força política. Está seguindo para 16 anos no poder na cidade de Presidente Epitácio. Primeiro foi o marido José Antonio Furlan, com dois mandatos, e agora a esposa Cássia Furlan, que conseguiu a reeleição.

Publicidade

Veja também