Compromisso e participação

OPINIÃO - José Maurício O. Leme Jr.

Data 27/09/2022
Horário 04:30

Realizamos nesse mês, sabatinas com candidatos aos cargos a deputado federal e estadual da 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente. Promover a democracia é isso: dar o direito de voz a todos. Aos que aceitaram participar, entregamos uma “carta-compromisso com a cidadania”, a fim de garantir uma boa interlocução entre as Câmaras Legislativa e Federal com a sociedade civil organizada. Alguns entregaram assinado, outros não.
Foram dez pleitos, formulados. Tais demandas propiciam um ambiente favorável para o desenvolvimento e atração de investimentos regional, como a criação de políticas públicas para capacitação de mão de obra; criação de polo do gás biometano; melhor aproveitamento da iluminação pública; reforma tributária e saúde pública. 
E, por estarmos às vésperas de eleger nossos representantes pelos próximos quatro anos, um dos principais quesitos é a participação efetiva da sociedade civil. Como princípio básico, para a efetivação do desenvolvimento regional, seus componentes devem ter acesso, por aderência quanto à matéria pertinente a cada segmento, de forma consultiva e tratativa com técnicos.
A participação pública consiste em propor sugestões, e isso se resulta em uma administração mais participativa e atuante, onde o poder público e cidadãos cheguem a resultados expressivos em prol da melhoria da qualidade de vida.
Miriam Wyman disse em seu livro “Pensando em Governança: Um Esboço de Discussão” (traduzido para o português), que uma boa governança fortalece a democracia, promove a prosperidade econômica, contribui para a sustentabilidade ambiental e mantém a credibilidade nas instituições públicas.
O papel da sociedade civil, hoje e sempre, deve ser a articulação, a intervenção, a fiscalização e a pressão. Reivindicar diretrizes e participar ativamente das decisões do poder público. É através da cidadania que buscaremos o desenvolvimento regional e um ambiente propício ao investimento. Domingo é o dia das eleições. Pense nisso!
 

Publicidade

Veja também