Conae 2022: 17 cidades participam de Conferência Intermunicipal

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, foram discutidos três eixos e 14 sub-eixos no evento

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/04/2022
Horário 18:54
Foto: Silvana Cruz
Conferência contou com a participação de 17 cidades da região
Conferência contou com a participação de 17 cidades da região

Profissionais de escolas e secretarias municipais de 17 municípios da região de Presidente Prudente estiveram presentes, nesta quinta-feira, na Conferência Intermunicipal de Educação do Oeste Paulista, no Terra Parque Eco Resort, em Pirapozinho – como forma de participação da 4ª Conae 2022 (Conferência Nacional da Educação), que será realizada em 23, 24 e 25 de novembro de 2022. Neste ano, o tema é “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. 
De acordo com uma das integrantes da comissão organizadora do evento, Sônia Maria Pelegrini, conforme o regimento da Conae foram discutidos três eixos e 14 sub-eixos, onde os profissionais da região puderam contribuir com suas ideias e necessidades educativas para um documento que subsidiará o PNE (Plano Nacional de Educação) para a próxima década 2024-2034.
“A partir de um documento-base elaborado pelo Fórum Nacional de Educação, todos estes profissionais discutiram e puderam propor, substituir ou suprimir emendas ao documento, que será levado à etapa estadual e, posteriormente, à etapa nacional”, destaca Sônia Pelegrini.
Luiz Antonio Miguel Ferreira, que também faz parte da organização explicou que a conferência desta quinta foi precedida de pré-conferências municipais pelas cidades participantes: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Indiana, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Sandovalina, Santo Anastácio e Santo Expedito.
 “Nossa participação [minha e da Sônia] foi mais como colaboradores convidados pela presidente da comissão de organização das conferências intermunicipais, professora Valdirene Gimenes Carvalho, no sentido de ajudar as secretárias para a realização desse evento”, complementou.

Eixos discutidos

1º - PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas composto pelos sub-eixos:
I. Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 - Avaliação da evolução das Políticas Públicas no âmbito da Educação, desde a realização da última Conae (2018) até 2022.
II. O PNE 2014-2024 - Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas.
III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde.
IV. O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade.
V. O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar.
VI. O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
VII. O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social.
VIII. O PNE 2024-2034, os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia.
IX. O PNE 2024-2034 e o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.

2º - Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação:
I. O PNE 2024-2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância.
II. O PNE 2024-2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais.

3º - Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção:
I. O PNE 2024-2034 na articulação do SNE (Sistema Nacional de Educação): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação.
II. O PNE 2024-2034 e as políticas intersetoriais de desenvolvimento, educação, cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
III. O PNE 2024-2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Fotos: Silvana Cruz

Colaboradores da comissão de organização do evento

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