Presidente Prudente participa da 4ª Conae (Conferência Nacional de Educação) 2022, que ocorre de modo virtual, sediado em Brasília, e segue até esta quinta-feira. Representam o município as diretoras de escola Vera Sônia Rodrigues Santos e Clara Cristina Tenório Daguano e as professoras Mariléia Crepaldi, Deusamar Salvador e Márcia Helena Bravo.
A Conae 2022 traz como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e objetiva avaliar a execução do PNE (Plano Nacional de Educação) vigente e subsidiar a elaboração do Plano para o decênio subsequente. Segundo o Fórum Nacional de Educação, a Conae é um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. "Tem sido uma oportunidade de redefinição de eixos e diretrizes, com referências à formulação de políticas e programas em todos os níveis de ensino, envolvendo uma nova relação articulada, que permita a construção de um novo ciclo político da educação no nosso país".
A Conae é um espaço democrático oferecido pelo poder público e articulado com a sociedade onde todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
Para a secretária municipal de Educação, Sirlei Oliveira, a participação do município na conferência é de suma importância pois, além da sua atuação como chefe da pasta tem a preocupação em atender as demandas específicas pensando também como mãe, parceira de trabalho e professora. Acrescentando que a equipe da Seduc possui “profissionais comprometidos e dispostos aos desafios”.
Por meio da Conae 2022, o FNE e o MEC (Ministério da Educação) buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da Educação brasileira, com referência social. Esse princípio levou a construção da conferência que provoca o debate em questões que já são conhecidas, mas que afloram, com grande intensidade, nesses tempos de pós pandemia, comprometendo o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e, por consequência, a garantia de um Padrão Nacional de Qualidade da Educação.