Concessão do aeroporto de Prudente ganha nova fase

Estado abriu consulta pública de 22 aeroportos, incluindo o de Prudente, e anunciou uma audiência pública virtual em 12 de maio para tratar do assunto; população é convidada a participar

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 03/05/2020
Horário 04:00
Arquivo - Pacote de concessão inclui o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente
Arquivo - Pacote de concessão inclui o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente

Não é de hoje que este diário noticia o processo de concessão do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, medida que traz esperança a diversas entidades e até mesmo para a população, pela capacidade de promover o desenvolvimento regional que tal processo possui. Em uma nova fase da concessão, o governo estadual abriu uma consulta pública de 22 aeroportos, incluindo o de Prudente, e anunciou uma audiência pública virtual em 12 de maio para tratar do assunto. A população é convidada a participar da atual fase e o investimento previsto neste segundo lote de aeroportos é de R$ 177 milhões.

Atualmente, esses aeroportos são operados e administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), mas o processo licitatório será conduzido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Conforme o governo estadual, em razão da pandemia, um parecer da Procuradoria Geraldo do Estado permitiu que as audiências públicas dos projetos de concessões sejam todas virtuais e não presenciais.

DESENVOLVIMENTO

PARA REGIÃO

Para o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Marcelo Fritschy, o atual processo de concessão se faz necessário, uma vez que seria capaz de alavancar o desenvolvimento regional. “É uma ampliação necessária e temos sim condições, por exemplo, de chegar a um atendimento internacional, basta investimentos”.

Além disso, Marcelo aponta que a unidade local poderia atrair inúmeras empresas para a instalação em Prudente e região, desde que se tornasse referência em “hub” de carga seca, que seria um ponto de transporte para itens produzidos de forma local. “É o que faz as empresas conseguirem escoar suas produções, e o que torna a região mais atrativa economicamente”. Por isso, ele finaliza ao dizer que é necessária e fundamental a participação da população na consulta pública que segue aberta.

“RECONSTRUÇÃO

SE FAZ URGENTE”

O diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas, já comentou para este periódico sobre as necessidades de ampliação do aeroporto. Ele pontou à época alguns problemas locais, como o “desnecessário estresse” vivido na sala de espera do local, quando muitos, segundo Marcos, aguardam em pé a autorização para o embarque nas aeronaves. “Temos o terceiro maior movimento de passageiros no interior paulista. A reconstrução de um novo saguão já se faz urgente em Prudente, assim como toda sua infraestrutura”, salientou na ocasião.

SAIBA MAIS

O Aeroporto Estadual de Presidente Prudente faz parte do segundo grupo da concessão, o noroeste, composto por 13 cidades. Além do aeroporto local, e comercial, o grupo conta ainda com os aeródromos de Dracena e Presidente Epitácio, que são de operação executiva. “O aeroporto de Prudente terá adequações de largura e inclinação na pista, além de ampliação do terminal de passageiros e modernização dos equipamentos de navegação aérea”, aponta o Estado. Nos 13 aeroportos desse lote, a previsão é de crescimento no volume de passageiros de 1,3 milhão por ano para 4 milhões ao término dos 30 anos de concessão. Para o lote, a outorga mínima para o leilão de licitação é de R$ 18,6 milhões.

SERVIÇO

A fase de consulta pública aos documentos que compõem a licitação está disponível no site www.artesp.sp.gov.br. As contribuições para a fase de consulta poderão ser encaminhadas entre os dias 17 de abril e 21 de maio. Já a audiência pública será realizada no dia 12 de maio, às 15h, totalmente em ambiente virtual.

Publicidade

Veja também