Concessionária de energia ultrapassa 500 inspeções virtuais de padrão na região

Com a nova metodologia, vistoria é realizada via chamada de vídeo e, se não houver irregularidade, equipe faz a ligação da luz no imóvel

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/02/2021
Horário 13:29
Foto: Energisa
Vistoria passa a ser realizada virtualmente, no momento em que é finalizado o padrão
Vistoria passa a ser realizada virtualmente, no momento em que é finalizado o padrão

Energisa Sul Sudeste oferece aos clientes da concessionária, desde 2019, a "Vistoria Virtual de Padrão", inspeção que desburocratiza o processo de ligação de energia elétrica e evita transtornos. Na região de Presidente Prudente, já foram realizadas mais de 500 vistorias nesta modalidade.

No modelo de solicitação convencional, seguindo as normas e regulamentações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o cliente faz o pedido de vistoria e, após aprovada, a ligação de energia é realizada.  Em média, esse processo leva de três a cinco dias e, no caso de correções na obra, o tempo pode aumentar.

Pelo modelo virtual, alternativo, a vistoria passa a ser realizada no momento em que é finalizado o padrão, reduzindo o prazo e trazendo benefícios. Em caso de alguma irregularidade, sendo identificada na hora, o processo é ainda mais rápido e eficaz.

Para solicitar a vistoria, a orientação é que o profissional que fez a construção do padrão faça o agendamento online pelo WhatsApp (18) 9919-2827. Assim que o responsável técnico pela obra finalizar a instalação do padrão, a inspeção é realizada online, via chamada de vídeo. Dessa forma, é possível saber se o padrão está dentro das normas da concessionária, evitando reprovações.

Agilidade no trabalho

Alexandre Barbosa Rocha trabalha como eletricista há seis anos e realizou a primeira vistoria nesse formato em setembro de 2020. Facilidade que ele diz que vai levar para o resto da vida.

“Esse processo facilitou e agilizou o meu trabalho. Antes, eu precisava ir ou ligar em uma agência da Energisa e pedir a inspeção para ligar a energia do meu cliente. Agora, o agendamento é feito pela internet e, assim que eu termino, preciso apenas ligar para a Energisa e filmar o padrão que construí. Na mesma hora já sei se preciso ou não fazer alguma modificação. Depois disso, a equipe já vem para ligar de vez a luz. Uma agilidade e facilidade que eu indico sempre aos meus amigos e clientes”, conta o eletricista.

Ainda segundo o eletricista, essa nova forma de vistoria traz mais segurança aos profissionais da área elétrica. “Como o resultado da vistoria sai na hora, temos a certeza que nosso trabalho foi bem realizado”, conclui Alexandre.

Benefício na pandemia

As vistorias são feitas com o auxílio de smartphones e não havendo irregularidades, o próprio técnico da Energisa acompanhará o pedido até o momento da ligação.

“A vistoria virtual foi implantada com o objetivo de dar maior rapidez ao processo e descomplicar a vida das pessoas, seja de quem constrói o padrão, do empresário ou do morador, que necessitam da energia elétrica. Essa inovação traz ainda agilidade, facilidade e, principalmente, segurança nesse período de pandemia, onde os profissionais da empresa seguem à risca os protocolos para garantir o distanciamento social e a saúde, além de continuarmos com nossa nobre missão de fornecer energia elétrica. Com a implantação dessa nova modalidade, provocamos também um grande impacto na eficiência e qualidade final do trabalho”, diz Tiago Luis Diorio Sanches, gerente do Departamento de Operação da Energisa.

Para incentivar a vistoria virtual, a Energisa, em parceria com construtoras e casas de materiais de construção, realiza campanhas informativas sobre a nova forma de aprovação de padrão. Em 2021, esse trabalho continua com o objetivo de ampliar ainda mais a utilização desse serviço por parte dos profissionais.

“O objetivo é transformar a vistoria virtual em rotina, pois todos ganhamos com isso, principalmente no que se refere à agilidade da ligação elétrica”, conclui Tiago.

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