Concessionária entrega 5ª subestação e nova linha de distribuição de 138 mil volts em PP

Energisa investiu mais de R$ 12 mi nessas obras, que beneficiarão cerca de 25 mil clientes; empreendimentos vão aumentar capacidade energética da cidade em 15%

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/02/2021
Horário 13:53
Foto: Energisa
Nova subestação está localizada no Jardim Humberto Salvador
Nova subestação está localizada no Jardim Humberto Salvador

Em Presidente Prudente, a Energisa Sul-Sudeste concluiu as obras de construção da sua quinta SE (Subestação) no município e a LDAT (Linha de Distribuição de Alta Tensão) de 138 mil volts. Ao todo, foram investidos mais de R$ 12 milhões nessas obras, que vão beneficiar cerca de 25 mil clientes.

A nova SE Presidente Prudente 2 está localizada no bairro Jardim Humberto Salvador, próximo ao Conjunto Habitacional Augusto de Paula, e tem capacidade de 30 mil kVA (kilovoltampere).

“A nova subestação é equipada com tecnologia de ponta, totalmente automatizada, o que traz maior segurança operacional e mais rapidez no restabelecimento da energia em momentos de emergência como, por exemplo, durante eventos climáticos mais intensos. Essa unidade aumenta em 15% a capacidade energética de Presidente Prudente, que conta ainda com outras quatro subestações”, destaca Gabriel Alves Pereira Junior, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste.

Já a nova linha de distribuição possui 6,4 km de extensão e passa por trechos da área urbana, como os bairros Residencial Cremonezi, Bela Vista 1 e Brasil Novo, além de algumas áreas rurais. Ela interliga a subestação Presidente Prudente 2 ao sistema elétrico do município, e também às linhas de transmissão da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) que existem na região. Dessa forma, a obra possibilita uma nova alternativa de distribuição de energia para a cidade.

“Nossa região recebe energia por algumas linhas de transmissão da CTEEP. Com essa interligação, teremos ainda mais confiabilidade operacional. Caso algum problema aconteça na rede da CTEEP, por exemplo, estaremos prontos para atender com as nossas subestações que estão interligadas, impedindo que o nosso cliente fique sem energia por muito tempo. É um grande reforço energético para Presidente Prudente e também para uma parte do município de Álvares Machado”, enfatiza Gabriel.

"As obras seguiram as mais modernas técnicas de construção e todos os protocolos exigidos pela legislação ambiental e normas de segurança", pontua a empresa.

Indicadores de qualidade

Os investimentos históricos realizados pela companhia têm contribuído com a qualidade do fornecimento de energia. Com relação aos indicadores de qualidade do fornecimento, por exemplo, o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) foi de 4,95 horas do total de horas em 2020 – uma redução de 14% em relação ao período a 2019 - e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) foi de 4,3 vezes, o que representa uma melhora de 2,5% .

Além da qualidade, os investimentos contribuem para o desenvolvimento das regiões e a geração de empregos. “O cenário atual é um novo desafio para o setor elétrico. Por isso, temos a prioridade de oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes, garantindo uma oferta de energia permanente e segura, levando bem-estar à população. Elas contribuem de maneira significativa para desenvolvimento econômico e social, sendo de extrema importância para os todos os nossos consumidores, incluindo indústrias, comércio e poder público”, finaliza o diretor-presidente.

Publicidade

Veja também