Concessionária investe R$ 662 mil em substituição de luminárias em 5 cidades da região

Iniciativa traz melhorias em pontos da iluminação pública de Álvares Machado, Inúbia Paulista, Presidente Bernardes, Salmourão e Santo Anastácio

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/04/2021
Horário 13:55
Foto: Energisa
Em Machado, substituição de lâmpadas convencionais por LED beneficiou 108 pontos
Em Machado, substituição de lâmpadas convencionais por LED beneficiou 108 pontos

A Energisa Sul-Sudeste investiu mais de R$ 662 mil em melhorias na iluminação pública de cinco municípios da região, sendo Álvares Machado, Inúbia PaulistaPresidente BernardesSalmourão e Santo Anastácio. A empresa finalizou a substituição da tecnologia atual das luminárias, com lâmpadas a vapor de sódio, por luminárias com tecnologia LED.

Por meio do PEE (Projeto de Eficiência Energética), a iniciativa aprovada e regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) proporciona a redução na demanda por energia, evitando desperdício e contribuindo para uma economia no valor da conta de luz dessas cidades. 

“Mesmo em um cenário complexo ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, demos sequência na execução de diversas iniciativas importantes, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. Com esses projetos, estamos propiciando aos municípios a oportunidade de reduzirem a demanda e consumo de energia elétrica, além da melhoria da iluminação pública, que é muito importante para a segurança da população”, destaca Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa. 

Thiago complementa que as luminárias de LED possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais e isso evita a necessidade de substituições constantes dos equipamentos. Dessa forma, as prefeituras conseguem economizar e, consequentemente, administrar melhor os recursos de iluminação pública. 

Pontos de melhorias 

Em Álvares Machado, a substituição das lâmpadas foi concluída no mês de março, em 108 pontos, contemplando a Rua Souza Caldas e a Estrada Arthur Boigues Filho, também conhecida como Estrada da Amizade. Com esse investimento, o município poderá economizar cerca de 69,82 MWh/ano (megawatt-hora/ano), o equivalente ao consumo mensal de 29 residências com uso médio de 200 kWh por mês (quilowatts-hora/mês).  

Já no município de Presidente Bernardes, a troca das luminárias favoreceu 120 pontos em seis ruas: Artur Falcone, Coronel Manoel Roberto Barbosa, Duque de Caxias, José Soares Marcondes, Benedito de Oliveira e Ricardo Costa Curta. A estimativa de economia é de 78,15 MWh, ou seja, o consumo médio de 32 residências. 

Na cidade de Santo Anastácio, a iniciativa contemplou 136 pontos situados nas avenidas Nove de Julho, Bartolomeu Ortiz e José Bonifácio e nas ruas Rui Barbosa, Engenheiro Maylaski e Doutor Costa Manso. Com a finalização desse projeto, o município deve economizar 86,10 MWh, o que daria para abastecer 35 residências.  

Em Inúbia Paulista, também foram 136 pontos, beneficiando a iluminação pública das avenidas Campos Sales, Leão Miguel Banwart e Paulo Kenji Muramatsu. A troca deve gerar uma economia de 87,64 MWh/ano ao município, o que representa o consumo médio da energia elétrica de 36 residências. 

Por fim, a Energisa Sul-Sudeste melhorou a iluminação em 110 pontos das avenidas Santos Dummont e Castelo Branco, em Salmourão. Espera-se garantir a economia anual de 71,14 MWh, o que corresponde ao abastecimento de 29 residências com consumo médio de 200 kWh/mês. 

Publicidade

Veja também