A partir do próximo ano, a Santa Casa de Presidente Venceslau deve ser beneficiada com uma redução significativa na conta mensal de energia elétrica devido à execução de um projeto de eficientização na unidade. Por meio do PEE (Programa de Eficiência Energética), regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Energisa Sul-Sudeste vai investir cerca de R$ 300 mil em um projeto que contempla a substituição de refrigerador, aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas.
O projeto será executado no primeiro semestre de 2026 por uma empresa terceirizada contratada pela Energisa, sem custos para a unidade de saúde. A analista de Eficiência Energética da Energisa, Ana Letícia Peres Vinha, explica que a iniciativa na Santa Casa de Venceslau tem o propósito de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução na demanda de energia.
“Essas melhorias resultarão em uma importante redução de custos para o hospital, que poderá administrar melhor e reorganizar seus recursos de acordo com as demandas da unidade. Além disso, a instituição ganha em qualidade e segurança, com novos equipamentos que minimizam os riscos e evitam o desperdício de energia”, reforça.
O projeto da Santa Casa venceslauense consiste na substituição de aparelhos usados por novos, mais econômicos e eficientes, além da troca de lâmpadas fluorescentes por luminárias de tecnologia LED, que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais. Dessa forma, evita-se a necessidade de substituições constantes dos equipamentos.
Com isso, a expectativa é de economizar cerca de 158 MWh/ano (megawatt-hora por ano), o que seria suficiente para abastecer 65 casas por mês. “Além de instalar os equipamentos, nosso projeto contempla ações de conscientização dos colaboradores da unidade, a fim de favorecer o uso da energia de forma eficiente e sem desperdício”, complementa Ana Letícia.
Projetos como esse que beneficiará a Santa Casa de Venceslau podem ser executados também em outras entidades e poder público dos municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste Sudeste no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR). Isso porque está aberta, até o dia 19 de dezembro de 2025, a chamada pública do Grupo Energisa para a seleção de projetos no âmbito do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel.
Para se inscrever, confira o edital completo disponível no link energisa.gestaocpp.com.br/Login?ReturnUrl=%2f. Os resultados dos selecionados serão divulgados no dia 20 de março de 2026.