Concessionária promove inspeção por drone e troca de lâmpadas em Indiana

Enquanto a substituição de lâmpadas beneficiará famílias de baixa renda, melhorias favorecem a qualidade da energia para todos os clientes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/02/2022
Horário 10:22
Foto: Energisa Sul-Sudeste
Energisa Sul-Sudeste fará inspeções na rede elétrica com apoio de drone
Energisa Sul-Sudeste fará inspeções na rede elétrica com apoio de drone

Equipes da Energisa Sul Sudeste estão em Indiana, nesta semana, promovendo melhorias que consistem em manutenções preventivas e corretivas, limpeza dos fios e inspeções na rede elétrica com apoio de drone. Além desses trabalhos, a empresa levará para o município o projeto “Nossa Energia” para realizar a troca de lâmpadas de famílias de baixa renda. 
Do dia 2 a 4 de março, das 9h às 17h, a unidade móvel do projeto estará estacionada na Praça da Matriz, localizada na Avenida Rosa Tafarelo Stuani, 233, no centro de Indiana. A iniciativa faz parte do PEE (Programa de Eficiência Energética), da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e tem como objetivo promover o uso consciente de energia elétrica. Além da substituição de lâmpadas, os atendentes da Energisa Sul-Sudeste estarão no local para orientar a comunidade sobre a Tarifa Social e os serviços disponíveis nos canais digitais. 
O coordenador do Programa de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que cada residência (unidade consumidora) poderá retirar até quatro lâmpadas, ou seja, entregar as incandescentes ou fluorescentes para, então, receber as lâmpadas de tecnologia led. Para isso, é necessário apresentar um documento pessoal (CPF ou RG), o NIS (Número de Identificação Social) e um comprovante de residência (conta de energia).    
“Nosso propósito é auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, estimulando-as a economizar energia com o uso das lâmpadas de led e também com dicas para o consumo consciente no dia a dia”, afirma Thiago.       

Melhorias na cidade 

Simultaneamente às trocas de lâmpadas, o município está recebendo uma série de melhorias pelas equipes da Energisa. Neste mês, a empresa vai utilizar um drone para potencializar as inspeções, com o intuito de verificar a rede de distribuição de energia elétrica e identificar previamente os pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas, de substituição de cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos. 
“A empresa incorporou o uso de drones à rotina de inspeções, mas neste mês a ação será reforçada, trazendo um ganho ainda maior para a qualidade da energia oferecida aos clientes”, destaca o gerente de Departamento de Projeto, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto. 
Com câmeras acopladas, que permitem o registro de imagens em alta resolução e ângulos privilegiados, os drones têm sido usados pela Energisa de maneira mais intensiva nas áreas rurais e em lugares cujos acessos são mais remotos. Nesses lugares a presença física dos profissionais demanda muito mais tempo e, com o apoio da tecnologia, é possível inspecionar os pontos da rede elétrica com precisão, segurança e agilidade. 

Publicidade

Veja também