Posicionar a escada para podar árvore ou fazer uma manutenção em altura. Montar o andaime para levantar ou pintar uma parede. Movimentar a caçamba do caminhão para descarregar materiais. Cenas como essas são comuns no dia a dia. O que nem todos percebem é que, durante essas atividades, um descuido pode resultar em acidente grave com a rede elétrica. Em 2025, foram 62 notificações de irregularidades na construção civil e um acidente de choque elétrico com a comunidade na região de Presidente Prudente, aponta a Energisa Sul-Sudeste.
“O simples fato de movimentar uma ferramenta perto da fiação pode ocasionar o choque por indução. De forma prática, isso acontece quando se manuseia um objeto metálico próximo da rede elétrica. Esse objeto pode ser energizado e a pessoa sofrer um choque e, consequentemente, lesões graves e até fatais”, explica o técnico de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Anselmo Henrique Camargo.
Na lista de objetos condutores de eletricidade, estão escadas e estruturas metálicas, extensores de rolo de pintura, cabos, calhas, entre outros. Por isso, a Energisa tem intensificado as orientações sobre como trabalhar com segurança e evitar acidentes com a rede elétrica.
O programa Guardião da Segurança é uma das iniciativas da concessionária para orientar a população sobre os riscos reais de acidentes. “Todos os dias, nossas equipes estão nas ruas observando pedreiros, pintores, serralheiros, serventes, instaladores de antenas. Diante de qualquer situação de risco, abordamos esses profissionais e orientamos sobre os riscos aos quais estão expostos. Há ocasiões em que recomendamos a paralisação da obra, até que as normas de segurança sejam atendidas”, expõe Anselmo.
“Precisamos multiplicar essas orientações de segurança para evitar que outros acidentes aconteçam. E, até mesmo quem não trabalha com construção civil precisa conhecer os riscos para alertar quando perceber alguém em situação de perigo”, completa.
Como evitar acidentes na construção civil
- Monte andaimes e posicione escadas a uma distância segura da rede elétrica;
- Nunca deixe vergalhões, calhas ou estruturas metálicas próximas aos fios;
- Ao manobrar caminhões, verifique a altura do veículo e a distância da rede elétrica;
- Instale antenas em local seguro, garantindo que, em caso de queda, não haja contato com a rede elétrica. Se a antena cair próxima aos fios, não tente recuperá-la;
- Não arremesse cabos sobre a rede elétrica, mesmo que estejam encapados.
- Em caso de necessidade, entre em contato com a Energisa Sul-Sudeste: aplicativo Energisa On, Gisa (WhatsApp: 18 99120-3365); site www.energisa.com.br; ou Call Center (0800 701 0326).