Concessionárias de veículos estimam fechar mês em alta

Conforme empresas do ramo que atuam em Prudente, previsão é que vendas sejam 30% maiores ao se comparar com o mesmo período de 2017

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 19/12/2018
Horário 06:55
Marcio Oliveira - Concessionárias visam ultrapassar meta de vendas, com retomada do crescimento da economia
Marcio Oliveira - Concessionárias visam ultrapassar meta de vendas, com retomada do crescimento da economia

O mercado de veículos em Presidente Prudente comemora os bons resultados de dezembro. As concessionárias estimam fechar o mês com vendas até 30% maiores do que no mesmo período de 2017. As empresas do setor afirmam que este é o melhor mês para os consumidores adquirirem um automóvel zero quilômetro. As condições oferecidas pelas montadoras favorecem o cliente que busca um bom desconto. Uma das modalidades mais procuradas pela clientela é o consórcio.

O gerente de vendas da V. Muchiutt, Danilo Pinheiro Carnelossi, 28 anos, explica que as pessoas guardam dinheiro o ano inteiro para dar uma entrada maior no ato da compra. De acordo com ele, o objetivo da concessionária neste período é reduzir o estoque. “É preferível queimar o estoque, para não pagar o IPVA [Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores] em janeiro de 2019”.

Na mesma linha de pensamento, Paulo Jordão Amoreli, 42 anos, que também atua no ramo por meio da Liane Veículos, expõe que no fim do ano as montadoras lançam ofertas atrativas para o consumidor. Ele cita dois fatores importantes que contribuem para o aumento das vendas: lançamentos de novos veículos e a passagem da crise, que, para ele, está se encerrando com o novo governo que se aproxima.

O professor Heitor Ribeiro, 28 anos, precisou trocar o veículo antigo que estava apresentando problemas mecânicos e acabou optando por comprar um carro novo no fim do ano, diante das vantagens que as concessionárias oferecem, como a diminuição do preço para não arcar com o IPVA do automóvel em 2019. Ele conseguiu um desconto de 11% após a negociação e considerou a compra uma boa transação.

Para o gerente de vendas da Autoeste, Ricardo Leite, 56 anos, a razão da facilidade para as vendas é o clima festivo e o décimo terceiro salário, de modo que as montadoras dão uma alavancada neste período, oferecendo preços mais competitivos e bônus melhores. “Neste ano, nós temos a esperança e o otimismo de um governo melhor e juros mais baixos”, comenta.

Especialista

No entanto, ao contrário das concessionárias, o economista Moisés Silva Martins não considera dezembro um bom momento para adquirir um carro. Ele pontua que o período ideal para a aquisição é março, pois as tabelas e os juros estão estabilizados e a proporção de um desconto maior ou de uma taxa menor é mais viável. “Agora as pessoas compram por ilusão”, afirma o especialista e acrescenta que os descontos não são convencionais, além da desvalorização do carro em decorrência da passagem do ano de 2018 para 2019.

Publicidade

Veja também