Concurso de desenho inicia hoje em 12 escolas

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 01/10/2013
Horário 08:34
 

Lápis apontado, papel em branco e criatividade a postos. Chegou a hora dos alunos da rede municipal de ensino de Presidente Prudente mostrarem seu lado artístico e, por meio do desenho, revelarem como é viver em terras prudentinas. O 1º Concurso de Desenho O Imparcialna Escola inicia hoje e, crianças de 12 unidades municipais, que integram a etapa de capacitação de 2013, têm até 25 de outubro para expressar seus sentimentos.

Jornal O Imparcial Organização estima 100% de participação de 3 mil alunos

Ontem, foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), parceira da iniciativa, as folhas personalizadas, nas quais os participantes deverão mostrar sua criatividade. Agora, cada uma das escolas fará a retirada do material na Seduc para que as crianças participem dentro do prazo. As obras precisam ser identificadas com o nome completo do estudante, idade, série e escola em que estuda.

Serão premiados seis alunos participantes do concurso, sendo três no "grupo 1", de 1º ao 3º ano, e outros três no "grupo 2", formado pelos 4º e 5º anos. Cada um receberá uma bolsa de um semestre no curso regular da Cultura Inglesa (no valor do curso) e ainda um kit de desenho da ArtGesso São Francisco. Paralelo a isso, entre os seis estudantes colocados, um professor será sorteado e ganhará também um curso regular na Cultura Inglesa.

A estimativa do editor-executivo de O Imparcial, Leandro Nigre, é que 100% do público-alvo, aproximadamente 3 mil alunos, participe. "Esperamos um resultado bastante positivo, pois o tema é simples, permitindo várias abordagens por meio do olhar estudantil", promove. O jornalista comenta ainda que o concurso é mais uma importante ferramenta dentro da proposta social do projeto O Imparcial na Escola. "Buscamos promover a construção do ser social, cultural e educacional, fomentando nos jovens o crescer cidadão", ressalta.

Após triagem realizada nas instituições, uma comissão avaliadora, composta pela organização do concurso, selecionará os desenhos na primeira semana de novembro. Na mesma ocasião, serão escolhidas cerca de 50 obras que vão compor uma mostra itinerante. Os vencedores receberão os prêmios em 13 de novembro, durante a cerimônia de encerramento das ações de 2013 de O Imparcial na Escola, em local e horário a serem definidos.

A secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, explica que será fomentada a confecção dos trabalhos dentro da sala de aula, promovendo, assim, a eficácia da participação. "Vemos esta iniciativa como uma divulgadora de conhecimento, onde por intermédio do pensar e refletir, os participantes poderão mostrar seus olhares artísticos e valores culturais", expõe.

Durante a solenidade de entrega ontem estavam, entre outros convidados, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da pasta, Roseli Soares Furlan, e o diretor-administrativo do jornal, Deodato da Silva.

 

Regulamento


Cada aluno poderá inscrever um desenho de sua autoria, que será avaliado por sua plástica, criatividade e coerência com o tema "Viver em Prudente é...". O regulamento completo está impresso na folha personalizada, entregue às unidades municipais.

 

SAIBA MAIS


PARTICIPANTES


As escolas participantes são: EM Carlos Arruda, EM Carmem Pereira Delfim, EM Castilho Cabral, EM Emilio Becker, EM Ettore Marangoni, EM Francisca de Almeida Góes Brandão, EM Ivo Garrido, EM João Franco de Godoy, EM João Sebastião Lisboa, EM José Carlos João, EM Ocyr Azevedo, e EM Odete Duarte.

Publicidade

Veja também