Concurso de produção audiovisual sobre combate à intolerância é lançado em Prudente

Estudantes de escolas públicas e privadas poderão produzir vídeos educativos voltados à discussão do tema e à construção da cultura de paz; premiação será em agosto

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/05/2026
Horário 17:59
Foto: Andrey Lobo
Lançamento oficial do concurso de vídeos educativos ocorreu nesta terça, em Prudente
Lançamento oficial do concurso de vídeos educativos ocorreu nesta terça, em Prudente

Foi realizado nesta terça-feira, em Presidente Prudente, o lançamento oficial da edição de 2026 do Concurso de Vídeos Educativos, iniciativa do Grupo de Trabalho “Segurança no Ambiente Escolar”, presidido pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Presidente Prudente, Marcos Akira Mizuzaki. A temática deste ano é “Todos contra a intolerância”.

O concurso busca estimular a reflexão, o respeito, a empatia e a construção de uma cultura de paz por meio da educação e da produção audiovisual estudantil. 

O grupo de trabalho é composto por MPE (Ministério Público Estadual), APMP (Associação Paulista do Ministério Público), Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Prefeitura de Prudente, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O objetivo é fortalecer ações integradas de conscientização e prevenção à intolerância no ambiente escolar.

O concurso será realizado por adesão e envolve estudantes do ensino fundamental I (4º e 5º anos), ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas do município. Os alunos deverão produzir vídeos educativos com duração máxima de dois minutos, abordando o tema central “Todos contra a intolerância”. 

Durante o evento de lançamento, autoridades e representantes das instituições parceiras destacaram a importância da união entre escola, família e sociedade na promoção do respeito às diferenças e no enfrentamento de qualquer forma de preconceito ou violência. A programação contou ainda com apresentações culturais e artísticas que reforçaram a mensagem de diálogo, convivência respeitosa e cultura de paz. 

Compuseram a mesa de autoridades o dirigente regional de ensino, Rone Leite Andrea; o promotor de Justiça Marcos Akira Mizusaki; representantes do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), capitão Marcos Vinícius Poletto e capitão Emerson de Barros; representante do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Matheus Nagano; representante da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), assessora Maria de Cássia Omito; representante do Conselho Tutelar, Jeová Ribeiro Pereira; professora Renata Ceará, representando as escolas particulares e o Colégio Múltiplos; representante da Unoeste, Cidinha Martins; e diretora da rede Sesi (Serviço Social da Indústria), Olga Bôscoli.

Inscrições e envio dos vídeos

De acordo com o edital do concurso, as inscrições das escolas participantes ocorrerão entre os dias 25 e 29 de maio. Já o envio dos vídeos deverá ser realizado até 30 de junho. A premiação final está prevista para o dia 21 de agosto, no Teatro Paulo César Lisboa. 

Em 2025, o concurso abordou o tema “Todos contra o bullying” e premiou produções que demonstraram o engajamento dos estudantes na discussão sobre respeito, convivência saudável e combate à violência escolar. Para este ano, a expectativa é ampliar ainda mais a participação das unidades escolares e fortalecer o protagonismo estudantil na construção de uma sociedade mais consciente, respeitosa e empática.

Publicidade

Veja também