Conepe será realizada nos dias 20 e 21 de agosto 

Etapa intermunicipal tem o objetivo de mobilizar todos os setores e segmentos da educação dedicados à defesa do Estado democrático de direito

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 12/08/2021
Horário 08:29
Foto: Freepik
Em Prudente, serão debatidos três eixos temáticos voltados à educação
Em Prudente, serão debatidos três eixos temáticos voltados à educação

Será realizada nos dias 20 e 21 de agosto, no formato virtual, a Conepe (Conferência Intermunicipal Popular de Educação) do Polo 9 – Presidente Prudente, que traz como tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. 
A Conepe – etapa intermunicipal – faz parte da preparação para a Conferência Nacional Popular da Educação 2022 e tem o objetivo de mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do PNE (Plano Nacional de Educação), do PEE (Plano Estadual de Educação) e dos PME (Planos Municipais de Educação), e de um projeto de Estado que garanta a educação pública com a mais ampla abrangência de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todos, a fim de consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.
A membro da comissão de divulgação, Maria Ângela Rubini, acrescenta que a edição irá agregar 53 municípios da região para discutir questões e diretrizes para educação no setor público (municipal ou estadual), privado e o ensino superior. No polo de Presidente Prudente, segundo ela, serão debatidos três eixos temáticos: I - Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira; II - PNE, Planos decenais, SNE (Sistema Nacional de Educação), políticas setoriais e direito a educação; e III - Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. Toda a conferência, inclusive, terá como lema: “Educação para todos/as e se constrói com democracia e participação social; sob o legado de Paulo Freire, nenhum direito a menos”.

Sugestões para educação

Poderão participar desse processo o poder público, os segmentos educacionais, os setores sociais, as entidades que atuam na área da educação e todos os profissionais dispostos a contribuir para a melhoria da educação brasileira observando o que dispõe o regimento.
Durante o encontro, os participantes poderão propor, a partir do documento base, ementas aditivas para a melhoria do seu eixo específico. Em uma próxima etapa, as ideias serão apresentadas para todos os participantes e, uma vez aprovadas, serão encaminhadas para etapa da Conferência Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Se houver aprovação em nível estadual, a sugestão avança para a etapa de nível nacional. 
A edição intermunicipal também irá eleger delegados que irão representar o polo de Presidente Prudente nas novas etapas do Estado e da federação.  

SERVIÇO
Para participar da Conferência Intermunicipal Popular de Educação, que ocorrerá nos dias 20 e 21 deste mês, é necessário preencher do formulário através do link https://forms.gle/nmqfenUKYtnAR6DYA, até o dia 13 deste mês. Este cadastro visa identificar os protagonistas da ação educativa em cada município para constituir uma rede de mobilização para a realização das etapas estadual e nacional. O telefone (18) 3221-9946 está disponível para mais informações.

Publicidade

Veja também