CONFERENCISTA INTERNACIONAL Nóvoa diz que universidades estão em processo de metamorfose

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 26/10/2017
Horário 10:46

Bom dia

"Os ausentes nunca têm razão. Em várias situações, a omissão, a não participação, beira a cumplicidade".

Mario Sergio Cortella

 

Show

“Cia do Corpo – Escola de Dança” apresenta um especial de balé clássico, nesta quinta-feira, a partir das 19h, no Prudenshopping.

 

Tarde de autógrafos

Os advogados Paulo Eduardo D'Arce Pinheiro e Daniel Colnago Rodrigues lançam livros na Toledo Prudente nesta quinta-feira, a partir das 18h. Ambos são professores do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário. Paulo Eduardo D’Arce Pinheiro lançará a obra Curso de Processo Civil e Daniel Colnago Rodrigues o livro “Intervenção de Terceiros”, ambos da Editora RT.

 

Empreendedorismo em ação

Tudo pronto para a segunda edição da segunda edição do Startup Weekend de Presidente Prudente, que será realizado de sexta (27) até domingo (29) no Campus II da Unoeste. Os participantes terão 54 horas para transformar suas ideias em modelos de negócios sustentáveis. Ao final do evento os grupos apresentam seus projetos e conquistam prêmios para continuar o desenvolvimento dos projetos iniciados no Startup Weekend. Contato: (18) 3229-3283 ou pelo email secretaria@intepp.com.br.

 

Revisão da OAB

A OAB Prudente, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, realiza neste fim de semana, dias 27 e 28, a terceira Maratona da Ordem com foco no 24º Exame de Ordem. Na sexta-feira, o evento ocorre das 18h30 às 22h30; no sábado, das 8h às 19h, com intervalos. Serão 17 matérias abordadas, com presença de docentes de cursos de Direito das faculdades de Prudente. Vagas limitadas. Inscrição: www.oabprudente.org.br/cursos.

 

Oportunidade

Por meio do Proe (Programa de Complementação Educacional), a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) contribui para a inserção de jovens no mercado de trabalho. O programa de estágio remunerado é direcionado a estudantes maiores de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior, que têm a oportunidade de atuar em diversas áreas, dando um pontapé na carreira profissional. Além de um acompanhamento por parte da Acipp, o Proe garante aos empresários a contratação segura, conforme os direitos legais. Os interessados podem obter mais informações sobre o programa pelo telefone (18) 2101-1500.

 

Natal Feliz

As entidades que organizam a Campanha Natal Feliz, Associação Comercial e Industrial, Associação de Apoio ao Portador de Cancer e Hospital Regional do Câncer lançaram oficialmente essa semana a edição 2017. A cerimônia de apresentação ocorreu na manhã de segunda-feira, no Hotel JR, com a presença de representantes de clubes de serviço e autoridades que apoiam a iniciativa. Este ano a campanha sorteará um carro Fiat Mobi (1º prêmio), uma moto Honda (2º prêmio), uma TV Led de 49 polegadas (3º prêmio) , um notebook Acer de 15,6 polegadas (4º prêmio) e um kit cama Box (5º prêmio). Cada cartela custará 10 reais.  O carro já está exposto na Praça 9 de Julho, onde as cartelas começam a ser vendidas.

 

CONFERENCISTA INTERNACIONAL

Nóvoa diz que universidades estão em processo de metamorfose

 

O ensino com menos aulas e mais estudos. A pesquisa com menos abstração teórica e mais praticidade. A extensão com menos ações pontuais e mais atividades permanentes espalhadas pela cidade. O empreendedorismo com menos concentração em tecnologia e maior abrangência da aplicação de conhecimentos em benefício da sociedade. A troca do menos pelo mais tem sido a tônica do processo de metamorfose pelo qual passam as universidades pelo mundo afora, como resultado da revolução digital que tem exigido novos paradigmas aos eixos estruturantes das universidades: ensino, pesquisa e extensão, vinculados ao empreendedorismo.

Foram estes os tópicos norteadores da conferência “A Universidade e a Cidade”, proferida por António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, pesquisador de renome mundial e reitor honorário da Universidade de Lisboa. O que ocorreu na manhã desta terça-feira (24) no espaço Solarium, no campus II da Unoeste, na abertura do 14º Enaens (Encontro Anual de Ensino), um dos eventos que compõem o 22º Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), cujo tema é “Novas profissões, emprego e empreendedorismo”.

O autor de mais de 150 publicações, entre livros e artigos científicos notadamente na área da educação, afirmou que as universidades estão vivendo um processo de profunda metamorfose e que terão mais mudanças nos próximos 20 anos do que tiveram nos últimos 200 anos. “O mundo está indo para dentro da universidade. Em pouco tempo serão 300 milhões de estudantes no ensino superior, o que representa 1 a cada 20 habitantes ou 5% da população mundial. Isso vai trazer mudanças que não são apenas quantitativas, mas qualitativas em organização e compromissos com a sociedade”, pontuou.

Ao citar a revolução digital como um dos três maiores acontecimentos da história da humanidade, sendo os outros dois a invenção da escrita (cerca de 5 milhões de anos atrás) e invenção da tipografia (há 582 anos), disse que a realidade contemporânea tem mudado tudo e que as universidade não podem permanecer com o mesma organização. Sobre o ensino, defendeu a descolarização da universidade que, no melhor sentido do termo, tem sido uma grande escola de ensino médio, com a predominância das aulas. “São muitas aulas, 20 horas ou mais por semana, sem que os alunos tenham tempo para estudar”, comentou.

Nóvoa criticou o fato de que as produções de ranking valorizem mais a pesquisa, se esquecendo de que o ensino deve ser o coração das universidades. Citou quatro questões para repensar a universidade: a formação generalista e não de especialistas, diante da necessidade do profissional enxergar outras áreas que não só a sua; formação colaborativa, pela qual os estudantes também aprendem uns com os outros; formação por problemas e não com o oferecimento de soluções prontas; e formação acompanhada, com o professor estabelecendo estratégia de tutoria para acompanhar o aluno, sugerindo ainda que alunos de termos mais avançados sejam monitores dos que se encontram nos primeiros termos.

Sobre a produção de pesquisa, disse que o modelo departamental e disciplinar está ultrapassado. Para essa área de produção do conhecimento apontou duas palavras como prevalentes: inteligência e complexidade. A inteligência para interligar as ciências em sua complexidade do produzir uns com os outros, no sentido de que o estudante aprenda várias coisas e não uma única coisa; diante do que todo trabalho deve ultrapassar as fronteiras das disciplinas e ser interdisciplinar. Para Nóvoa a universidade deve produzir uma ciência pública, pela qual o conhecimento produzido é colocado a serviço da sociedade.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Confira as atividades do último dia do Enepe 2017

08h - 8h15 - Abertura do 15º Enaext (Encontro Anual de Extensão)

Prof. Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Unoeste)

Pró-Reitor de Extensão e Ação Comunitária

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

8h15 - 10h - Conferência de Abertura

"Empreendedorismo e Empregabilidade: perspectivas e desafios para o desenvolvimento territorial"

Conferencista: Esp. Antônio Benedito Ângelo (Consultor de Empreendedorismo Agrossocial)

Debatedor: Prof. Dr. Alexandre Godinho Bertoncello (Unoeste)

Mediador: Prof. Me. Marco Antônio Catussi Paschoalotto (Unoeste)

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

8h16 - 12h - Minicurso

"Boas práticas na produção de leite"

Ministrante: Vanessa da Silva Alves Gossler (Unoeste)

Limite de Vagas: 15

Local: Laboratório de Informática 3, bloco B2, Campus II

 

8h16 - 11h - Minicurso

"Lavagem e Esterilização de Materiais de Laboratório"

Ministrante: Aline de Oliveira Santos (Unoeste)

Limite de vagas: 20

Local: Laboratório de Informática 1, bloco B2, Campus II

 

8h16 - 12h - Oficina

"Redes Sociais para Negócios"

Ministrante: Esp. Alessandro Brito Dias (Levier Consultoria e Treinamento)

Limite de Vagas: 20

Local: Laboratório de Informática 5, bloco B2, Campus II

 

8h16 - 12h - Minicurso

"Técnicas avançadas em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva"

Ministrante: Natália Zamberlan Ferreira (Unoeste)

Limite de Vagas: 20

Local: Laboratório de Informática 2, bloco B2, Campus II

 

8h30 - 17h30 - 3º SIE (Simpósio de Inovação e Empreendedorismo)

Local: Auditório Ipê, bloco B3, Campus II

10h - 12h - Exposição de Painéis

Local: Salão do Limoeiro, Campus II

 

10h30 - 11h30     X Fórum Regional de Meio Ambiente

Tema: "Meio Ambiente e Inovação no Brasil"

Palestra: "Caminhos para Promover a Inovação na Pesquisa Ambiental"

Palestrante: Prof. Dr. Laury Cullen Júnior (Coordenador de Projetos do IPE)

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

10h30 - 13h00     XII Fórum de Saúde do Trabalhador

Tema: "Saúde Mental e Síndrome de Burnout"

Mesa Redonda: "Síndrome de Burnout"

Expositores/Debatedores: Profa. Dra. Renata Paparelli (PUC/SP)

Profa. Dra. Renata Aparecida de Oliveira Lima (Unoeste)

Profa. Dra. Aline Aparecida Buriola (Unoeste)

Mediadora: Profa. Ma. Meire Aparecida Judai Barreto (Unoeste)

Local: Anfiteatro II do Hospital Regional, HR

 

10h30 - 12h15     Comunicações Orais

 

14h – 15h – 12º Fórum de Saúde e Humanização no SUS

Tema: "Política Nacional de Humanização"

Palestra: "Humanização em Tempos Modernos: um Desafio para a Saúde Pública"

Palestrante: Prof. Me. Lucas Bondezan Alvares (Unoeste)

Local: Anfiteatro II do Hospital Regional, HR

 

14h - 16h - Lançamento de Livros

Relação dos lançamentos

Local: Auditório Ipê, bloco B3, Campus II

 

14h - 16h - Apresentação de Painéis

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes

Local: Salão do Limoeiro, Campus II

 

14h - 16h - Palestra

"Inovação tecnológica e experiências de pesquisa internacional"

Palestrante: Profa. Dra. Prixia Del Mar Nieto ( Lousiana State University-  Colombia)

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

14h - 15h40 - Palestra

"Posse Responsável e as Políticas Públicas de Proteção Animal" (14h às 14h50)

"Castração é a Solução?" (14h50 às 15h40)

Palestrante: Prof. Dr. Alexander Welker Biondo (UFPR)

Mediadora: Profa. Ma. Adriana Falco de Brito (Unoeste)

Local: Auditório Buriti, bloco B3, Campus II

 

15h - 16h – 12º Fórum de Saúde e Humanização no SUS

Mesa Redona: "Projeto Terapêutico Singular (PTS): uma visão multiprofissional"

Mediador: Prof. Me. Lucas Bondezan Alvares (Unoeste)

Expositores: Prof. Esp. Murilo Sabbag Moretti (Unoeste)

Prof. Me. Eduardo Fuzetto Cazanãs (Unoeste)

Daiane Oliveira dos Santos (Unoeste)

Francieli Cristina Miciano de Souza (Unoeste)

Local: Anfiteatro II do Hospital Regional, HR

 

15h40 - 16h30 - Palestra

"Cães como sentinelas em Saúde Pública"

Palestrante: Louise Nicolle Bach Kmetiuk (UFPR)

Mediadora: Profa. Ma. Adriana Falco de Brito (Unoeste)

Local: Auditório Buriti, bloco B3, Campus II

16h30 - 18h - Comunicações Orais

18h30 - 19h30 - Prêmios

6º Prêmio Unoeste Solidária

6º Prêmio Científico Unoeste

III Prêmio PIBIC/CNPq/Unoeste

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

19h - 22h - Palestra

"Empreendedorismo: uma jornada criativa"

Palestrante: Esp. Alessandro Brito Dias (Levier Consultoria e Treinamento)

Local: Auditório Primavera, bloco B3, Campus II

 

19h - 20h - Palestra

"Mobiliário Urbano e qualidade de vida na cidade"

Palestrante: Profa. Dra. Beatriz do Nascimento Chimenti (UVA/RJ)

Local: Auditório Ipê, bloco B3, Campus II

 

19h30 - 22h - Comunicações Orais

 

19h30 - 21h30 - Palestra

"A Universidade e os Programas de Extensão frente à exclusão social"

Palestrante: Prof. Dr. Klaus Schlünzen Júnior (Unesp/Univesp)

Mediadora: Profa. Dra. Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis (Unoeste)

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

RAPIDINHAS

Outubro Rosa, o mês de Conscientização sobre câncer de mama mobiliza e distribui informação!

Favoritas Planejados inaugura sua loja de Prudente em novo endereço, hoje às 20h, na avenida 14 de Setembro, 1.394, no Parque do Povo.

O primeiro Festival Cervejeiro de Presidente Prudente começa amanhã no Centro de Eventos IBC e vai até domingo 29.

Cerca de 70 estilos de cervejas artesanais serão servidos neste final de semana, no IBC.

Entrada para o Festival Cervejeiro é a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Ponto final: O mestre falou “Respeite a natureza, e devolva a ela o bem que ela nos traz.”

Publicidade

Veja também