Confira a programação da Semana Santa na Catedral São Sebastião

Nos próximos 7 dias, celebrações diárias relembram a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo em Prudente, com início neste domingo

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 24/03/2024
Horário 05:04
Foto: Divulgação/Diocese de Presidente Prudente
Bispo Dom Benedito conduzirá as celebrações na Catedral; programação inicia com o Domingo de Ramos
Bispo Dom Benedito conduzirá as celebrações na Catedral; programação inicia com o Domingo de Ramos

Neste ano de 2024, a Semana Santa ocorrerá dos dias 24 a 31 de março, com celebrações, procissões, missas e vigílias em todas as paróquias da Diocese. Em cada dia, os fiéis poderão vivenciar e refletir sobre os principais momentos da passagem de Cristo na Terra, bem como a sua Paixão, Morte e Ressurreição. 

Cada dia conta com uma fundamentação bíblica. A semana se inicia com o “Domingo de Ramos”, data que marca a entrada solene de Jesus em Jerusalém. “O povo acolhe Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras”, informe a Diocese de Presidente Prudente.

Na Segunda-feira Santa geralmente ocorre a Via-Sacra. As paróquias se reúnem para que cada uma possa assumir a motivação das estações da caminhada do Senhor. Neste ano, houve uma mudança na data: a Diocese promoveu a Via-Sacra na última sexta-feira, 22 de março, no Santuário Morada de Deus.

Na segunda, a Catedral São Sebastião promoverá a preparação comunitária para a Páscoa, que culmina com o Rito Penitencial. “Todos os fiéis são convidados à limpeza interior, espiritual e de coração, em uma confissão comunitária”, pontua a Diocese. O rito será dia 25 de março, às 19h.

Na Terça-feira Santa, algumas comunidades celebram as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Já a Quarta-feira Santa é marcada, na Diocese, pela celebração da missa da unidade, no qual todos os presbíteros, com a presidência do bispo, fazem as renovações das promessas sacerdotais. Também são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma.

Sexta-feira Santa

Conhecida como Sexta-feira da Paixão, a Ação Litúrgica ocorre às 15h, quando é lembrada a crucificação e morte de Jesus por meio da leitura de passagens bíblicas e Adoração da Cruz. De acordo com a Diocese, este é o único dia do ano em que não é celebrada a Santa Missa. A data também é marcada pela procissão do Senhor Morto por ruas das cidades.

Sábado, o dia do silêncio

O sábado é tido como um dia de silêncio. Não ocorre sacramentos na igreja, a não ser em casos extremos como se houver algum doente gravíssimo precisando de extrema unção. Após as 18h, as paróquias dão início a Vigília Pascal, que é a celebração mais importante do Ano Litúrgico da Igreja Católica. 

As missas têm início com a benção do fogo, onde é acesso o Sírio Pascal. Em seguida, é feita a proclamação solene da ressurreição com a leitura de diversas passagens bíblicas. Também ocorre a benção da água com renovação das promessas batismais. 

Domingo de Páscoa

No domingo, é celebrada a Páscoa, data da Ressurreição de Jesus Cristo, o ápice da fé cristã, indica a Diocese. “Reúna sua família e participe das missas e celebrações em sua comunidade”, orienta o órgão da Igreja Católica em Presidente Prudente.

Divulgação/Diocese de Presidente Prudente

Procissão com o Senhor Morto ocorrerá nas ruas do centro de Prudente

Publicidade

Veja também