Confira trajetória do Grêmio Prudente até decisão do acesso neste sábado

Gavião Carcará está invicto na temporada e a um empate da Série A3 do Paulistão; em 19 partidas na Bêzinha, equipe venceu 13 jogos e empatou 6

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 02/09/2022
Horário 07:00
Foto: Julhia Marqueti/ Grêmio Prudente
Marcos Campagnollo e auxiliar Epitácio arquitetaram equipe que tem melhor campanha da Bêzinha 2022
Marcos Campagnollo e auxiliar Epitácio arquitetaram equipe que tem melhor campanha da Bêzinha 2022

A escadaria do Campeonato Paulista da Segunda Divisão percorrida pelo Grêmio Prudente rumo à partida decisiva que poderá selar o acesso à Séria A3 do Campeonato Paulista, caso o duelo contra o Flamengo (SP), neste sábado, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, termine em igualdade ou com vitória do Gavião Carcará, teve 19 degraus subidos e nenhum tropeço até aqui.
Na temporada 2022, em 19 rodadas da Bêzinha, os comandados de Marcos Campagnollo venceram 13 jogos e empataram seis. Além de estar invicto, o Grêmio Prudente tem a melhor campanha da competição com 45 pontos somados até a 20ª rodada: são 34 gols a favor e apenas nove sofridos, o que confere ao Gavião Carcará a defesa menos vazada do certame. O atacante Jeferson Dí Maria é o artilheiro do Grêmio, com nove gols. 

Primeira fase: 80% de aproveitamento

Na primeira fase da Bêzinha, o Grêmio Prudente dividiu o grupo 2 com Vocem (Vila Operária Clube Esporte Mariano) Itararé, Santacruzense, Assisense e Osvaldo Cruz. O Gavião Caracará avançou em primeiro da chave, com 24 pontos, sete vitórias, três empates. Marcou 17 gols e sofreu quatro: 80% de aproveitamento. O Itararé avançou em segundo, com 15 pontos. 
A estreia foi em casa, no Prudentão, e com o pé direito: 3 a 0 sobre o Vocem. Depois de superar a equipe operária de Assis, o Grêmio teve uma sequência de cinco jogos alternando entre empates e vitórias: na segunda rodada, 1 a 1 com o Itararé fora; na terceira, 4 a 1 sobre a Santacruzense em Santa Cruz do Rio Pardo; na quarta, empate sem gols no Prudentão diante do Assisense, na quinta, vitória por 3 a 0 no dérbi contra o Osvaldo Cruz; em Birigui; 1 a 1 no início do returno contra o Vocem, no Tonicão. 
Depois da alternância de vitórias e empates, o Grêmio fechou as últimas quatro rodadas com o gosto doce da vitória: 2 a 1 sobre a Caçula no Prudentão; 1 a 0 sobre a Santacruzense, também, no Prudentão; 1 a 0 diante da Assisense em Assis; e nova vitória no dérbi contra o Azulão. Desta vez, 1 a 0 em Prudente. 

Sem dificuldade para o mata-mata

Na segunda fase, o Grêmio Prudente enfrentou XV de Jaú, Rio Branco, Mauá e Rio Branco, de Americana, pelo grupo 8. Com diversos reforços, entre eles o zagueiro Eduardo Biazus, titular no miolo de zaga junto a Tiago Caveira, a equipe prudentina jogou um futebol ora encantador, ora pragmático e não teve dificuldades para conseguir a classificação para o mata-mata: avançou novamente em primeiro da chave, com 14 pontos, quatro vitórias e dois empates. Balançou a rede adversária 12 vezes e teve a meta furada em quatro ocasiões: 80% de aproveitamento. 
Fora de casa, em um jogo consistente em todos os setores, o Prudente superou o XV de Jaú por 2 a 0 na rodada inicial. Talvez na melhor atuação da temporada, no segundo jogo, o Grêmio amassou o Rio Branco no Prudentão: 4 a 1. Em Mauá, na terceira rodada, ficou no 1 a 1 com o time da casa. No início do returno, o Carcará voltou a reencontrar o Mauá, desta vez no Prudentão, e novo empate, só que sem gols. Na penúltima rodada, o Grêmio assegurou classificação antecipada ao superar o Rio Branco em Americana por 3 a 2 num jogo de reviravoltas. A equipe de Campagnollo roubou a liderança do XV de Jaú ao vencer o Galo da Comarca no Prudentão por 2 a 0 na rodada final do grupo 8. 

Publicidade

Veja também