Congresso da 1ª Infância divulga melhores desenhos

Concurso ocorreu entre 13 de junho e 13 de julho, com a participação de 236 crianças de 13 escolas; premiação ocorre dia 29

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/07/2016
Horário 09:55
 

Dentre 236 crianças participantes, quatro foram as vencedoras do concurso de desenho, realizado entre 13 de junho e 13 de julho, do 1º Congresso Nacional da Primeira Infância "Pelo Direito de Brincar". A divulgação dos ganhadores ocorreu na noite de ontem, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, durante a cerimônia de abertura do evento.

Foram escolhidos dois de cada categoria: em primeiro lugar no ensino infantil, de 3 anos a 5 anos e 11 meses, foi Davi Lucchino Peratelli Camargo de Paula, 4 anos, da Escola Municipal Gisele Dalefi, de Prudente. Em segundo, ficou Maite Pereira Rodrigues, 5 anos, da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Professor Dagoberto Rodrigues da Silva (Presidente Venceslau). Já na categoria ensino fundamental, de 6 anos a 11 anos e 12 meses, João Pedro Pereira França, 9 anos, da EM Dr. Carlos Braga, de Ameliópolis garantiu a primeira colocação; e Alyce Ferreira Cristovan, 10 anos, também da Giseli Dalefi, ficou na segunda posição.

Os quatro estudantes ganharão uma assinatura de seis meses de áudio 3D cedido pela Binaulabi e pacotes para passar o dia no Terra Parque Eco Resort. A premiação será na solenidade de encerramento do congresso, no dia 29, às 16h30, no mesmo local.

De acordo com a vice-coordenadora da ação, professora Janaina Pereira Duarte Bezerra, 31 anos, ao todo 13 escolas de Prudente, Bauru, Presidente Venceslau, Pirapozinho e Martinópolis participaram do concurso. Os pequenos abordaram a temática do congresso que pontua o direito de brincar.

"O principal objetivo é as crianças expressassem por seus olhares atentos e mãos talentosas aquilo que é mais significativo e importante para elas: o ‘direito de brincar’. Os trabalhos foram julgados por uma comissão artística formada por professores atuantes no ensino básico e superior com qualificação para a compreensão artística, um deles historiador e outro de arquitetura. A criatividade das crianças impressiona!", ressalta a coordenadora.

 

Realização do Fórum

O congresso é uma realização do Forpedi (Fórum Regional Permanente de Educação), Geppi (Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Primeira Infância) coordenado pela professora doutora Cínthia Magda Fernandes Ariosi, Cepelij (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude), professor doutor José Milton e Cellij (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil), da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Gepeden (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Motricidade) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), professora mestre Janaina Pereira Duarte Bezerra, 31 anos, vice-coordenadora do evento. Além de diversos apoiadores como Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente), Sesc (Serviço Social do Comércio), Secult (Secretaria Municipal de Cultura), PPGE (Programa de pós-graduação em Educação) e Nead (Núcleo de Educação a Distância), também da Unoeste.

 

 

ESCOLAS PARTICIPANTES


Unidade Cidade   Trabalhos


Creche e Centro Educativo Monteiro Lobato               Bauru     39 desenhos

Emei Prof. Dagoberto Rodrigues da Silva      Presidente Venceslau         15 desenhos

EM Dr. Carlos Braga           Presidente Prudente           8 desenhos

EM Professora Adelaide Cesar de Moura Bastos        Martinópolis        3 desenhos

EM prof. Maria do Socorro Brito de Almeida                Presidente Prudente           19 desenhos

EM Gisele Dalefi  Presidente Prudente           109 desenhos

EM Prof. Ivo Garrido          Presidente Prudente           32 desenhos

 
Escolas de Pirapozinho que tiveram seus desenhos usados no site do congresso

Emeif Prof. Ted Teixeira     2 desenhos

Emeif Prof. Moacyr Teixeira              1 desenho

Emeif Prof. Geraldo S. Jorge              2 desenhos

Emeif Prof. Alzira Correia Minas      2 desenhos

Emeif Prof. Marta Sanches Pires      2 desenhos

Emeif Prof. Celestino Martins Padovan          2 desenhos

 
Publicidade

Veja também