Congresso discute desdobramentos da pandemia na assistência social

Evento da LBV vai propor caminhos aos desafios gerados pela instabilidade econômica, que resulta no aumento das demandas sociais

Geral - DA REDAÇÃO

Data 08/11/2020
Horário 15:00
Vivian R. Ferreira/LBV - Congresso discute acolhimento social na pandemia da Covid-19
Vivian R. Ferreira/LBV - Congresso discute acolhimento social na pandemia da Covid-19

Amanhã, terça e quarta, a LBV (Legião da Boa Vontade) promoverá a edição online de seu 25º Congresso Internacional de Assistência Social, que discutirá “O impacto da Covid-19 e o futuro da Assistência Social”. A expectativa é reunir profissionais atuantes nas áreas da assistência social e dos direitos humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, educadores sociais, estudantes e pessoas interessadas no tema.

O evento tem como objetivo discutir os desdobramentos da pandemia na assistência social e na promoção da cidadania planetária, propondo caminhos aos desafios gerados pela instabilidade econômica, que resulta no aumento das demandas sociais. Durante três dias, o congresso reunirá diversos palestrantes que apresentarão importantes contribuições acerca da temática do evento.

Palestrantes

Entre eles, está Abigail Torres, doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) e consultora em Gestão de Políticas Públicas, com destaque para Assistência Social e Política de Direitos de Crianças e Adolescentes. Também atua com capacitação de profissionais, representantes de organizações sociais e conselheiros e, ainda, na formulação e avaliação de políticas sociais e falará sobre “Vínculos protetivos em tempos de isolamento social”.

Também está confirmada a presença de Ana Cristina Corrêa Guedes Barros, graduada em Serviço Social pela URFJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com MBE (Mestre em Negócios Econômicos, em português) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Instituto de Economia (UFRJ) e MBA (Mestrado de Administração e Negócios) Executivo pela Coppead (UFRJ). Atualmente, exerce o cargo de gerente de assistência do Departamento Nacional do Sesc (Serviço Social do Comércio). Em sua palestra abordará o tema “O fortalecimento da sociedade civil para o enfrentamento das desigualdades e da insegurança alimentar”.

O congresso conta ainda com Ana María Salhuana, doutora em Economia, especialista em Administração de Empresas e representante do PMA (Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas), na Bolívia. Em 25 anos de atuação no PMA, ela ocupou os cargos de diretora de Orçamento e Finanças na sede da organização em Roma e ainda o de diretora de Finanças em países em situação de emergência, incluindo Afeganistão, Filipinas, Serra Leoa e Colômbia. Também atuou no Sudão do Sul. O foco de sua palestra será “Os impactos da Covid-19 em comunidades vulneráveis”.

Outro palestrante é o Antonio Paulo Espeleta, especialista em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atuou como secretário e assessor do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto; integrou o conselho administrativo e foi supervisor socioeducacional da instituição. É superintendente social da LBV. Em sua explanação, discorrerá sobre “O acolhimento social da LBV na pandemia da Covid-19”.

Também está confirmado Carlos Ferrari, mestre em Administração pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e pós-graduado em Marketing e Comunicação Persuasiva pela Fundação Cásper Líbero. Ele presidiu o CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), gestão 2010-2012, atuou como titular no CNS (Conselho Nacional de Saúde) e atualmente é membro do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Também é conteudista e consultor para assuntos relacionados à gestão, implementação e controle social no âmbito da SUAS (Política Pública de Assistência Social) e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Suas contribuições para o evento terão como foco as “Ações intersetoriais na Assistência Social”.

Por fim, Priscilla Maia de Andrade, assistente social, mestre e doutora em Política Social, é professora da UnB (Universidade de Brasília) desde 2011 e possui experiência na área de assistência social, gênero, família e violência intrafamiliar. Na sua palestra, apresentará um “Panorama da Assistência Social na transpandemia e no pós-pandemia”. 

Inscrições

O evento é gratuito e, para participar, é necessário fazer a inscrição que pode ser feita acessando o link www.lbv.org/congressosocial.

Publicidade

Veja também