Conhecida no Brasil

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 21/03/2024
Horário 04:44

Várias vezes entrevistada em rede nacional de televisão, pelos principais jornais e portais do país, Diolinda Alves poderá sair candidata a vereadora em Prudente pelo PSOL. Partido que não aceita ser coadjuvante e terá protagonismo na eleição local.

NOVIDADE NA ELEIÇÃO
A ex-mulher de José Rainha é vista pelo PSOL local como a novidade para a eleição municipal em Prudente. Recentemente, o Plantão noticiou que a jornalista Diolinda estava atuando na assessoria da deputada federal prudentina Sâmia Bonfim, em Brasília.

ALGUMAS VIABILIDADES
O Plantão conversou com Josué Macedo, que tem longa história na política local, inclusive como candidato a prefeito e nos últimos anos integra o PSOL, partido que se apresenta com algumas possibilidades para este ano.

CANDIDATO PRÓPRIO
Conforme Josué, há quem defenda candidatura própria, há quem defenda coligação no arco de centro esquerda, “o que é improvável, pois o PT já disse que não teria candidato a prefeito; e, nesse caso, aumenta a expectativa do PSOL ter candidato”.

FORÇA E VISIBILIDADE
Diz também que se discute a possibilidade de ter uma chapa só de candidatos a vereador, mas entende não ser um bom negócio; pois tendo candidato a prefeito, o partido tem mais visibilidade e fortalece a chapa de vereadores.

MAIS PROVÁVEL
“Isso tudo ainda é motivo de discussão interna. Mas, o mais provável é ter um candidato a prefeito; sem ainda discutir nomes. Meu nome é sempre lembrado. Não descarto essa possibilidade. Mas, também não decidi. Aguardemos os próximos capítulos”, comenta.

QUESTÃO IDEOLÓGICA
Josué frisa que o PSOL não faz coligação no arco da direita, mas que não tem nada contra o Ed Thomas (MDB), Tupã (PSD), Paulo Lima (sem partido), Fabio Sato (União) e Mauro Cesar Martins (Novo). A questão é política ideológica. 

ÚNICO PROJETO
O PSOL caminha pela candidatura própria e se vê como único projeto de esquerda para Prudente. “É preciso separar bem essas coisas. Os nomes citados representam o passado ou o continuísmo. Nós queremos mudar a estrutura administrativa e política”, pontua. 

NEM AÍ COM A JANELA
São dois vereadores prudentinos que não trocarão de partido nesse período de janela partidária: Mauro Neves (Pode) e Nathália Gonzaga (PSDB) que tem manifestado com frequência sua lealdade ao líder regional do partido, deputado Mauro Bragato.

ACIMA DE TUDO
O Plantão quis saber de Mauro Neves a motivação de permanecer no partido, sobre o que respondeu que o Podemos Presidente Prudente é formado por um grupo de homens e mulheres compromissados com a cidade.

APOIO DE CIMA
Comentou sobre o bom relacionamento com a cúpula estadual e nacional do partido, através dos respectivos presidentes deputados federais Rodrigo Gambale e Renata Abreu, que dão total autonomia às decisões locais.

DIREITO ELEITORAL
Às 19h do dia 2 de abril (uma terça-feira), a OAB em Prudente oferecerá a palestra “Direito Eleitoral: perspectivas para as eleições de 2024”, com o advogado especialista em legislação eleitoral Dr. Alexandre Rollo. Inscrições gratuitas: (18) 3221-0641.

Publicidade

Veja também