Conhecimento: a chave para trilhar um caminho próspero

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/09/2023
Horário 04:55

Não há dúvidas de que o estudo pode alavancar e transformar realidades. E ter acesso ao ensino superior pode ser um grande marco na vida dos estudantes, principalmente aqueles de origem mais humilde, que enxergam nos bancos universitários uma relevante oportunidade para trilhar um caminho mais próspero intelectualmente, e, claro, financeiramente.

A verdade é que, no Brasil, nos deparamos com muita desigualdade social, o que reflete, obviamente, na qualidade do ensino a que os jovens são inseridos. No entanto, não faltam exemplos de alunos de baixa renda, que frequentaram a vida toda a rede pública de ensino, e que conseguiram ter acesso a universidades reconhecidas, em cursos disputadíssimos, como Medicina. Isso mostra que, independentemente da classe social, o que realmente importa é a vontade e a gana em perseguir seu sonho.

Felizmente, a tecnologia trouxe muitos benefícios para a área acadêmica. Basta pesquisar canais e fontes confiáveis, que encontramos milhares e milhares de professores compartilhando cursos e aulas sem custo algum. Mais uma vez, basta ter foco e força de vontade. Além disso, os alunos podem buscar aulas presenciais gratuitas, que prestam esse significativo auxílio para aqueles que querem ingressar em uma boa faculdade.

Como noticiado por este diário, em Presidente Prudente, por exemplo, a Coordenadoria Municipal da Juventude e a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), com apoio do curso superior de Tecnologia em Eventos, abriram inscrições para a série de aulões preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. Todos sabemos que a pontuação bem-sucedida no Enem pode levar à entrada em universidades renomadas e, consequentemente, a melhores perspectivas de emprego. 

Portanto, jovens, não percam essa oportunidade! Não deixem para pensar no futuro depois. O tempo passa de qualquer forma, e é muito melhor que ele passe enquanto você se prepara para trilhar um caminho de sucesso e prosperidade!

Publicidade

Veja também