Nesta quarta-feira, o Programa Casa Paulista entrega 72 unidades habitacionais do Conjunto Mauro Villanova – Presidente Venceslau H, no município de Presidente Venceslau. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, participa da entrega das chaves na sede do empreendimento, localizada na Rua Bom Pastor, 60, na Vila Tropical.
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) investiu R$ 15,5 milhões na construção do conjunto habitacional, viabilizado em parceria com a Prefeitura, que doou o terreno. As famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio eletrônico auditado e transmitido pela internet, realizado em 2020.
“As obras foram iniciadas em novembro de 2023 e avançaram muito bem. Estamos muito ansiosos para mais essa entrega no interior do nosso Estado. Neste ano, tivemos a oportunidade de entregar cerca de 26 mil unidades habitacionais em todo o território paulista e devemos entregar outras 4 mil até o fim de dezembro, totalizando aproximadamente 30 mil unidades em 2025”, afirma o secretário Marcelo Branco.
As moradias possuem 53 m² e seguem padrão adotado pela CDHU, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. O empreendimento conta com piso cerâmico em todos os ambientes, laje de concreto, azulejos até o teto no banheiro e na cozinha, caixilhos em aço galvanizado com pintura eletrostática, cobertura metálica, impermeabilização das áreas molhadas e sistema de energia fotovoltaica, que permite economia na conta de luz com uma fonte limpa e renovável.
O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, que prevê juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As prestações são calculadas conforme a renda familiar, com duas modalidades: comprometimento de 20% da renda, com parcelas corrigidas apenas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); ou comprometimento de 30% da renda, com parcelas fixas durante todo o período do financiamento. A menor prestação é de R$ 303,60.
O empreendimento leva o nome de um ex-funcionário da CDHU nascido em Presidente Venceslau. Formado em Direito, atuou como gerente regional da companhia e diretor da ERPLAN, além de presidir a Associação Comercial do município. Casado e pai de dois filhos, faleceu em fevereiro de 2021, aos 58 anos, vítima da Covid-19.