Conscientização pela saúde mental e emocional

A loucura tem preço muito alto. Muitas vezes, buscar ajuda é sentida como desnecessária. Protelamos até a gravidade. Já outras, psiquicamente comprometidas, permanecem alheias ao seu mundo mental, negando o mal-estar permanente. E racionalizam atitudes, fugindo de sentimentos ou emoções, como: dificuldade em suas relações amorosas ou consigo próprio, incapacidade de interagir no trabalho ou em casa com filhos. Preferem isolamento ao invés de fertilizar relações. Permanecem em um entra e sai, com suas fantasias de terror inomináveis. 
Descrença total em possibilidades de encontros benéficos em direção ao alívio e bem-estar. Criam-se fantasias e longas histórias provocadoras de limitações em toda forma de vida. Muitas delas originam-se, em tenra infância. Somos reféns de nossas próprias vivências do passado. Se essas experiências não forem ressignificadas, faladas ou transformadas no contato com o outro, poderão causar muito mal. As pessoas com dificuldade em buscar ajuda adoecem, piorando cada vez mais. Ainda assim, evitam a busca por auxílio de profissionais habilitados e especializados em interpretar o sofrimento psíquico. 
A prevenção primária é a prioridade na saúde mental. Profissionais como: psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, essencialmente comprometidos em escutar e ouvir, ver e enxergar as necessidades, desejos, demandas e defesas de todo “conteúdo”, que necessita de um “continente”, para acolhimento. Cabe ao profissional, o papel e a função, de ser um continente do seu “paciente”.  A compulsão é uma das formas de extravasar angústias não traduzidas em palavras, sentimentos ou percepções. As pessoas gastam grandes fortunas em compras, jogos, pílulas mágicas, drogas ou qualquer outra coisa, desconhecendo sobre a importância dos significados e motivos de suas angústias. Preferem cegar-se a enxergar a origem dos sintomas e sua dor psíquica. 
Há pais que compensam sua ausência no preenchimento de toda satisfação de desejos. As crianças não entram em contato mais com as faltas e os problemas necessários para o seu desenvolvimento. Qualquer desconforto ou frustrações dos filhos, pais intolerantes, brigam com o mundo ao seu redor para reparar seu mal-estar e suavizar todo um caminho. Todos, sem exceção, precisamos tolerar o mal-estar inerente à vida. Tente auxiliar intrusivamente a lagarta que está passando pela metamorfose da transformação, em borboleta. Ela necessita de seu tempo para transformar e poder voar. 
Uma variação, por menor que seja, em seu tempo natural, pode causar sérios danos. Há pessoas que não toleram o momento depressivo em suas vidas. Querem compensar com qualquer coisa, que lhes deem certo alívio. Muitos fogem ou racionalizam em horas de trabalho, desconectando-se emocionalmente. Desconhecem em como lidar com um tempo livre em suas vidas. A vida é uma só. Sabedoria, inspiração e lucidez trarão um repertório de reais valores do que a vida tem de melhor. Selecionar essa preciosidade será recompensadora. Muitas vezes, paga-se mais caro, por não buscar ajuda, do que buscar ajuda. A loucura é muito cara e dispendiosa.
 

Publicidade

Veja também